Santa Sé e os bispos americanos condenam ataque a Donald Trump
A Sala de Imprensa da Santa Sé se manifesta acerca do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos. A Conferência Episcopal dos EUA também se pronunciou: “Condenamos a violência política e oferecemos nossas orações pelo Presidente Trump e por aqueles que foram mortos ou feridos.
Redação (14/07/2024 11:44, Gaudium Press) Donald Trump foi vítima de uma tentativa de assassinato durante o seu último comício, antes da abertura da convenção republicana de amanhã em Milwaukee, em Wisconsin, na qual será o candidato oficial do Partido Republicano às eleições presidenciais de 05 de novembro.
Em Butler, Pensilvânia, o ex-presidente dos EUA havia começado seu discurso quando um homem de 20 anos, Thomas Matthew Crooks, abriu fogo do telhado de um prédio próximo, antes de ser “neutralizado”, de acordo com o Serviço Secreto dos EUA. No tiroteio, um homem morreu e outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. Donald Trump, que foi imediatamente imobilizado no chão e depois retirado do local, sofreu ferimentos no ouvido.
No Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, questionada por jornalistas, declarou:
“A Santa Sé expressa a própria preocupação pelo episódio de violência de ontem à noite, que fere as pessoas e a democracia, provocando sofrimento e morte. Une-se à oração dos Bispos americanos pelos Estados Unidos, pelas vítimas e pela paz no país, para que jamais prevaleçam as razões dos violentos.”
O presidente da Conferência dos Bispos dos EUA (USCCB), o Arcebispo Timothy P. Broglio, divulgou a seguinte declaração horas depois do ocorrido:
“Juntamente com meus irmãos bispos, condenamos a violência política e oferecemos nossas orações pelo Presidente Trump e por aqueles que foram mortos ou feridos. Também rezamos por nosso país e pelo fim da violência, que nunca é uma solução para divergências políticas. Pedimos a todas as pessoas de boa vontade que se juntem a nós na oração pela paz em nosso país. Maria, Mãe de Deus e Padroeira das Américas, rogai por nós”.
Em um comunicado, o bispo de Pittsburgh, expressou seu profundo pesar ao tomar conhecimento do ataque. Dom David A. Zubik fez um apelo para que nos unamos na oração “pela saúde e segurança de todos, pela cura e paz, e para pôr fim a este clima de violência em nosso mundo”.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário