Congresso Eucarístico Nacional é realizado na Guatemala
Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento teve início na última quarta-feira, 10 de julho, e irá até o próximo sábado, 13, seguindo o tema: ‘Eu sou o Pão da Vida’.
Quetzaltenango – Guatemala (12/07/2024 17:05, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Guatemala promove, desde a última quarta-feira, 10 de julho, um Congresso Eucarístico Nacional. Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento tem por tema: ‘Eu sou o Pão da Vida’, e seguirá até o próximo sábado, 13 de julho.
500 anos do início da Evangelização na Guatemala
Por ocasião deste congresso, os prelados do país enviaram uma mensagem a todo o povo de Deus com o intuito de celebrar os 500 anos do início da Evangelização com a celebração da primeira Santa Missa no atual território guatemalteco e a criação do primeiro centro de evangelização.
O documento destaca que “a presença Eucarística de Nosso Senhor Jesus Cristo e do seu Evangelho iluminou a nossa vida, no meio do desenvolvimento da história da Igreja na Guatemala”.
Primeiro Santo da Guatemala e da América Central
Em seguida, se recorda o legado do Irmão Pedro de San José Betancur (considerado o primeiro Santo da Guatemala e da América Central), que “se destaca como fruto de graça e de caridade na história da Igreja em nosso país”.
“Ao longo de 500 anos a Igreja em todas as suas comunidades cresceu e se expandiu, a boa nova de Jesus foi acolhida por numerosos povos e nos fez crescer em dignidade, conscientes daquela vida divina que Ele nos transmite, e isso não termina com a morte”, asseguraram os prelados.
O Senhor ainda está presente na sua Igreja
Os Bispos ressaltaram que “ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a paz, a justiça e a reconciliação a que o Evangelho de Jesus nos convida. Confessamos que o Senhor ainda está presente na sua Igreja e nos ajuda”.
“Como pastores damos graças a Deus pela Fé do nosso povo e pela dedicação dos sacerdotes na Celebração Eucarística e na vida da Igreja durante séculos. Comprometemo-nos a continuar trabalhando para que a vida que o Senhor nos dá, cresça e floresça entre nós”, concluíram. (EPC)
Deixe seu comentário