França: roubada a mítica espada de Roland
O roubo foi cometido na noite de 21 para 22 de junho. A espada estava encravada na rocha a dez metros de altura, e parecia impossível alguém alcançá-la. Entretanto, os ladrões conseguiram!
Redação (09/07/2024 11:36, Gaudium Press) O santuário da cidade medieval de Rocamadour, na França, perdeu seu tesouro: Durandal, nome da mítica espada que pertencia ao cavaleiro Roland, sobrinho de Carlos Magno. Conta-se que esta espada foi dada a Carlos Magno por um anjo, e que ele, por sua vez, entregou-a a Roland.
Diz a lenda que, na Batalha de Roncesvalles, Roland, antes de morrer, tentou quebrar sua espada Durandal em uma rocha para que ela não caísse nas mãos dos sarracenos. Mas foi a rocha que partiu, abrindo a “brèche de Roland”, uma abertura na montanha rochosa, localizada no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, na fronteira Espanha-França.
Roland teria, então, pedido ajuda ao Arcanjo São Miguel para jogar sua espada com todas as suas forças no vale. A espada milagrosamente atravessou várias centenas de quilômetros antes de se encravar na rocha do santuário de Notre-Dame de Rocamadour. Durandal fixou-se acima da porta da capela de Notre-Dame, onde ficou por séculos até ser roubada.
Segundo o Pe. Florent Millet, reitor do santuário mariano, foi um voluntário que reparou no desaparecimento da espada. Para chegar à preciosa relíquia, localizada a cerca de dez metros acima do nível do mar, os ladrões devem ter escalado o telhado da capela Notre-Dame de Rocamadour, que abriga a Virgem Negra do santuário.
A prefeita da cidade expressou tristeza pelo fato: “Durandal tem sido uma atração obrigatória em Rocamadour, durante séculos; todos os guias fazem questão de mencioná-la durante suas visitas. O desaparecimento da espada deixa um vazio em Rocamadour; ainda que fosse uma lenda, os destinos de nossa cidade e desta espada estão ligados”.
Deixe seu comentário