Gaudium news > Colômbia: Papa eleva igreja dominicana a Basílica Menor

Colômbia: Papa eleva igreja dominicana a Basílica Menor

Trata-se da Igreja de Nossa Senhora de Chiquinquirá, localizada em Bogotá, uma das mais belas igrejas da cidade. No próximo domingo, será realizada cerimônia de elevação.

top a3d1a0cf 700x350 1

Redação (05/07/2024 15:44, Gaudium Press) No próximo dia 7 de julho, será realizada a cerimônia em que a igreja de Nossa Senhora de Chiquinquirá, localizada em Bogotá, no distrito de Chapinero, será elevada à dignidade de Basílica Menor.

A celebração será presidida pelo arcebispo de Bogotá, Cardeal Luis José Rueda Aparicio, às 18h, e contará com a presença de frades da Ordem dos Pregadores, responsáveis pelo templo votivo, anexo à Universidade Santo Tomás, a qual também está sob a administração dos dominicanos.

A construção da futura Basílica Menor teve início em 1919, seguindo o estilo neogótico, por ocasião da coroação canônica da Virgem de Chiquinquirá, Rainha da Colômbia, em cumprimento de uma promessa feita pelos frades dominicanos a Nossa Senhora. Posteriormente, foi estabelecida como paróquia em 1948, enquanto a inauguração oficial ocorreu somente em 1959, com a conclusão do templo. É considerado um dos mais belos templos de Bogotá.

Com a elevação a Basílica Menor, “será necessário designar uma equipe de frades que assumam a responsabilidade da presença contínua dos Sacramentos na Basílica, semelhante ao Santuário Mariano de Chiquinquirá, conforme mencionado pelo pároco, Frei Jorge Israel Gómez.  Ademais, o arcebispo de Bogotá deve nomear um sacerdote como “confessor penitenciário”.

Em dezembro de 2020, o P. Néstor Reinaldo Rojas Higuera, O.P., na qualidade de pároco e em nome da comunidade dominicana, solicitou à Santa Sé, através da Nunciatura Apostólica, que elevasse o templo votivo de Chapinero à dignidade de Basílica, de acordo com o protocolo n.º 616/20. Em 16 de novembro de 2023, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos concedeu o tão desejado título.

Com informações de Aciprensa e www.opcolombia.org

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas