Viena acolhe Conferência Internacional de Bispos Militares
Durante o encontro foi discutido o posicionamento da pastoral militar no exército, no Estado e na sociedade, assim como iniciativas para o próximo Ano Santo de 2025.
Viena – Áustria (05/07/2024 11:40, Gaudium Press) A capital austríaca acolheu nesta semana uma Conferência Internacional de Bispos Militares, que discutiram o posicionamento da pastoral militar no exército, no Estado e na sociedade, assim como iniciativas para o próximo Ano Santo de 2025.
Preparação para peregrinação internacional até Roma
A conferência em Viena contou com a participação de nove Bispos, entre os quais estava o presidente da Conferência Episcopal dos EUA e Bispo militar, Dom Timothy Broglio. De acordo com o Bispo militar austríaco, Dom Werner Freistetter, em entrevista à agência de notícias Kathpress, o encontro serviu como um importante passo na preparação para a grande peregrinação internacional que soldados, policiais e serviços de segurança farão até Roma no Ano Santo.
Encontro reuniu Bispos militares de nove países
O encontro teve também a presença dos Bispos militares da Itália, França, Grã-Bretanha, Holanda, Peru, Eslováquia, África do Sul e Estados Unidos, além de representantes do clero da Bélgica, Colômbia, Irlanda, Paraguai, Itália, Canadá e Polônia. O Presidente da Associação Internacional de Soldados Católicos, o holandês Matthieu Borsboom, também esteve presente, assim como o Presidente da Associação Austríaca de Soldados Católicos, Brigadeiro Peter Schinnerl.
Cuidado pastoral e apoio aos militares
O Bispo militar sul-africano, Dom Masilo Selemela, destacou o intercâmbio “para poder falar com outros Bispos sobre o que está acontecendo no nosso próprio país em relação ao cuidado pastoral e ao apoio dos seus militares”. Já o Bispo militar italiano, Dom Santo Marciano, ressaltou a importância do diálogo e da discussão na reunião, na esperança de que esta reunião “promova ideias, alianças, paz e mensagens de paz para todo o mundo. Esse é o meu desejo”.
Ano Santo de 2025
O Ano Santo é um evento de peregrinação mundial da Igreja Católica com duração de um ano, tendo Roma como centro. O programa oficial incluirá serviços centrais e eventos para grupos específicos de peregrinos, grupos profissionais ou associações religiosas ao longo do ano. O grande evento para soldados, policiais e serviços de segurança está previsto para ocorrer nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2025 no Vaticano. (EPC)
Deixe seu comentário