África: 39 diáconos e 14 sacerdotes ordenados nos Camarões
A celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo foi marcada por um evento especial nas 7 dioceses dos Camarões: a ordenação de 39 seminaristas para o diaconato e 14 diáconos para o presbiterado.
Redação (03/07/2024 11:52, Gaudium Press) Na solenidade de São Pedro e São Paulo, a Igreja nos Camarões acolheu com alegria a ordenação de 39 novos diáconos e 14 sacerdotes em diversas dioceses: Sangmelima, Bamenda, Mbalmayo, Douala, Maroua-Mokolo, Buea e Mamfe.
Na arquidiocese de Bamenda, ocorreu a ordenação de 11 seminaristas como diáconos, enquanto na diocese de Buea foram ordenados 12. Na diocese de Sangmelima, houve a ordenação de 5 diáconos e 2 sacerdotes, e na diocese de Mamfé, 2 diáconos foram ordenados.
Na arquidiocese de Douala, o Ordinário Dom Samuel Kleda presidiu a ordenação de 2 diáconos e 5 sacerdotes, todos pertencentes a institutos de vida consagrada (1 da Comunidade Verbum Dei, 3 Lazaristas e 1 da ordem dos Irmãos Menores). Na diocese de Mbalmayo, 4 diáconos e 7 sacerdotes foram ordenados, e na diocese de Maroua-Mokolo, houve a ordenação de 3 novos diáconos.
Apesar das ordenações diaconais e presbiterais terem ocorrido em diferentes dioceses, todos os prelados convidaram e encorajaram os novos diáconos e sacerdotes a demonstrarem dignidade em relação ao sacramento recebido e a prestarem serviço ao povo de Deus.
Na diocese de Buea, onde a celebração eucarística ocorreu na Co-Catedral da Divina Misericórdia, Dom Michael Bibi, Ordinário do local, enfatizou em sua homilia a importância da qualidade do serviço dos diáconos e a fidelidade do sacerdote tanto à sua fé quanto ao seu compromisso moral.
Na diocese de Mamfé, a missa de ordenação teve lugar na Catedral de São José de Mamfé. Dom Aloysius Abangalow exortou os novos sacerdotes e diáconos a seguir o exemplo de São Pedro e São Paulo que renunciaram a tudo para seguir a Cristo e se colocar a serviço das comunidades. O bispo convidou os recém-ordenados a dar uma resposta pessoal, positiva e radical ao chamado de Cristo no seu quotidiano, testemunhando-o através das suas próprias vidas. Ele também os incentivou a confiar, lembrando-lhes que Deus nunca abandona aqueles que pregam a sua Palavra, e que os Anjos do Senhor os guiam e protegem nas perseguições, rejeições, ódios, calúnias e outros sofrimentos inerentes à sua missão.
Na Catedral dos Santos Pedro e Paulo, em Douala, Dom Samuel Kleda convocou os novos diáconos e sacerdotes a uma doação permanente e total de si mesmos. “Não é possível seguir a Cristo sem se entregar totalmente a Ele e quando nos recusamos a formar-nos e a viver segundo o Evangelho”. E, por fim, exortou-os a se comprometerem a servir somente a Cristo e aos interesses do Reino dos Céus.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário