Gaudium news > Colômbia: Arquidiocese de Bogotá ganha nova Basílica menor

Colômbia: Arquidiocese de Bogotá ganha nova Basílica menor

A cerimônia de elevação da igreja Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá está programada para ocorrer no próximo dia 7 de julho.

Colombia Arquidiocese de Bogota ganha nova Basilica menor

Foto: Andres Tobon – Iglesia Nuestra Señora de Chiquinquirá, Bogotá, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5467055.

Bogotá – Colômbia (28/06/2024 16:45, Gaudium Press) O Papa Francisco concedeu o título de Basílica menor para a igreja Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá localizada no bairro Chapinero, que faz parte da Arquidiocese de Bogotá, Colômbia, e é administrada pelos Dominicanos.

Cerimônia de elevação agendada para o dia 7 de julho

O Cardeal Luis José Rueda Aparicio, Arcebispo de Bogotá, presidirá a cerimônia litúrgica de elevação programada para ocorrer no próximo dia 7 de julho a partir das 18h (horário local). A celebração contará com a presença de sacerdotes e religiosos da Ordem dos Pregadores.

Segundo declarou o atual Pároco da igreja, Frade Jorge Israel Gómez Otálora, o pedido para elevar o templo à dignidade de Basílica menor foi feito pelo Cardeal Luis José Rueda Aparicio pelo fato de ser um lugar significativo para Bogotá.

Providências que deverão ser tomadas

Apesar do decreto de aprovação ter sido recebido na Chancelaria da Arquidiocese de Bogotá no dia 16 de novembro de 2013, haviam alguns requisitos que deveriam ser cumpridos. Dentre eles estavam o de ser um edifício representativo na cidade e ser um centro de peregrinação dos fiéis para a Arquidiocese.

Agora, com a notícia da elevação da Basílica menor, o Arcebispo de Bogotá deverá nomear um confessor penitenciário e “será necessário designar uma equipe de Frades para assumir a responsabilidade de uma atenção permanente ao nível dos sacramentos que devem acompanhar continuamente a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Chiquinquirá”.

Breve descrição e histórico da nova Basílica

Construída em estilo neoclássico-floral gótico no ano de 1919, este templo foi concluído apenas quarenta anos depois, sendo inaugurado em 1959. Em sua fachada, destacam-se na parte central as imagens de Nossa Senhora tendo ao seu lado as figuras de Santo André e Santo Antônio, reproduzindo a famosa pintura de Nossa Senhora de Chiquinquirá, padroeira da Colômbia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas