Santa Sé promove três dias de celebração em honra a São Pedro e São Paulo
No Vaticano, as festividades tiveram início na manhã desta sexta-feira, 28, através da celebração de uma Santa Missa na Basílica de São Pedro.
Cidade do Vaticano (28/06/2024 13:43, Gaudium Press) No próximo sábado, 29 de junho, a liturgia católica celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, padroeiros de Roma. No Brasil, esta festividade foi transferida para o domingo seguinte, dia 30 de junho. Já no Vaticano, as celebrações foram iniciadas na manhã desta sexta-feira, 28, através da celebração de uma Santa Missa na Basílica de São Pedro e, à noite, no mesmo local, o Padre Fabio Rosini presidirá uma vigília de oração.
Santa Missa e Angelus presididos pelo Papa
No dia seguinte, 29, a partir das 9h30 (horário da Itália, 4h30 no horário de Brasília), o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa com a bênção dos Pálios que serão impostos aos novos Arcebispos Metropolitanos como sinal de comunhão com o Bispo de Roma. A celebração pontifícia será realizada na Basílica de São Pedro. Logo depois, ao meio-dia (horário local), o Santo Padre recitará a oração mariana do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro.
Celebrações em preparação para o Jubileu
Por fim, no domingo, 30, haverá uma representação teatral intitulada ‘Pedro e Paulo em Roma’. Dom Baldo Reina, vice-gerente da Diocese de Roma, ressaltou que essas celebrações terão em vista o Jubileu 2025 seguindo o propósito de “renovar o espírito de acolhida em todas as nossas realidades pastorais, em favor dos peregrinos que virão e dar um testemunho de caridade e de Fé, junto com o nosso Bispo de Roma, Papa Francisco”.
Coleta do Óbolo de São Pedro
Entre 29 e 30 de junho, templos católicos do mundo inteiro participarão da iniciativa do Óbolo de São Pedro, que consiste em uma tradicional coleta de doações financeiras por parte dos fiéis com o objetivo de apoiar a caridade do Papa junto aos mais necessitados e o seu serviço às Igrejas do mundo através da Cúria Romana. (EPC)
Deixe seu comentário