Gaudium news > Dioceses francesas completam uma década sem ordenar novos sacerdotes

Dioceses francesas completam uma década sem ordenar novos sacerdotes

Segundo dados provenientes de compilações publicadas pela Conferência Episcopal Francesa, algumas Dioceses do país correm sérios riscos.

Dioceses francesas completam uma decada sem ordenar novos sacerdotes

Foto: Divulgação/Conférence des évêques de France.

Paris – França (26/06/2024 17:09, Gaudium Press) Uma grande crise vocacional está assolando a França, é o que revelam os dados provenientes de compilações publicadas pela Conferência Episcopal Francesa. O que pode nos dar uma noção desta triste realidade vivida no país é o fato de que várias Dioceses francesas não ordenam novos sacerdotes há pelo menos dez anos.

Dezoito anos sem nenhuma ordenação sacerdotal

Em Carcassone, por exemplo, a última cerimônia de ordenação sacerdotal ocorreu há dezoito anos. Diante desta tragédia iminente, o seu atual Bispo, Dom Bruno Valentin, já questiona de forma aberta se a Diocese terá continuidade. Outra Diocese que passa por situação semelhante é Pamiers, localizada no sul do país, onde, desde 2011 nenhum sacerdote foi ordenado.

Aguardando uma “surpresa vocacional”

As últimas ordenações sacerdotais realizadas em Aire e Dax foram celebradas no ano de 2012. Já em Le Puy-en-Velay foi em 2013. O Bispo de Le Havre, Dom Jean-Luc Brunin, manifesta grande alegria quando aparecem novos candidatos ao sacerdócio, classificando o raro fato como uma “surpresa vocacional”, a última ordenação nesta Diocese ocorreu no ano de 2014.

País contará com 105 ordenações sacerdotais este ano

Mas ainda há esperança para a Igreja Católica na França. No dia 19 de junho, a Conferência dos Bispos Franceses anunciou que este ano o país contará com 105 novos sacerdotes, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram ordenados 88 sacerdotes. Apesar do aumento nas ordenações sacerdotais este ano, o número de seminaristas continua diminuindo. Com efeito, em 2020 havia 815 seminaristas na França contra 709 em 2022. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas