Gaudium news > Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal do primeiro ex-membro do clero anglicano a liderar um Ordinariato Pessoal como Bispo.

Foto: Víctor Manuel Fernández, Tucho, Cardenal/ X (antigo twitter)

Foto: Víctor Manuel Fernández, Tucho, Cardenal/ X (antigo twitter)

Redação (24/06/2024 15:27, Gaudium Press) Em 15 de janeiro de 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou um Decreto que estabeleceu formalmente um “Ordinariato Pessoal” na Inglaterra e no País de Gales para grupos de fiéis anglicanos e seu clero que desejam entrar em plena comunhão com a Igreja Católica.

O Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham – criado em 2011, sob a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus – é uma estrutura semelhante a uma diocese que acolhe convertidos do anglicanismo no Reino Unido. Desde então, expandiu-se para cerca de cinquenta comunidades em toda a Grã-Bretanha. Dom David Waller, que foi ministro anglicano antes de entrar em plena comunhão com a Igreja Católica, é o primeiro bispo deste Ordinariato.

Dom David Waller, de 62 anos, foi ordenado sacerdote na Igreja Anglicana em 1992. Após a publicação de Anglicanorum coetibus, decidiu converter-se à Igreja Católica, fazendo parte do primeiro grupo de clérigos anglicanos a entrar em plena comunhão com a Igreja Católica, e foi ordenado sacerdote de acordo com as disposições da Constituição, já que a Igreja Católica não reconhece as ordenações anglicanas como válidas. Dom Waller era pároco em Londres e, desde 2020, também era vigário-geral do Ordinariato Pessoal.

A ordenação episcopal teve lugar na Catedral de Westminster, no dia 22 de junho de 2024, memória de dois santos ingleses: São João Fisher e São Tomás More. O Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé presidiu a cerimônia de ordenação, da qual participaram o arcebispo de Westminster, Cardeal Vincent Nichols, o bispo do Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro nos Estados Unidos e Canadá, Dom Stephen Lopes, e diversos clérigos de do Reino Unido.

Quando soube da notícia da sua ordenação episcopal, David Waller afirmou: “É uma grande honra ter sido escolhido para ser o segundo Ordinário e primeiro Bispo do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham. Sei que todo o Ordinariato se juntará a mim para agradecer esta clara indicação do compromisso da Santa Sé com o Ordinariato como exemplo de ecumenismo realizado, com um carisma particular de trazer dons do patrimônio anglicano para a vida da Igreja Católica”.

Dom Waller tornou-se o primeiro ex-membro do clero anglicano a liderar um Ordinariato Pessoal como Bispo. Monsenhor Keith Newton, que era ordinário do Ordinariato desde a sua criação em 2011, não tinha sido elegível para receber a ordenação episcopal por ser um homem casado, mas como Waller é solteiro, ele pôde receber a ordenação episcopal.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas