Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia
O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o secretário particular de Bento XVI.
Cidade do Vaticano (24/06/2024 13:26, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, o Papa Francisco nomeou o Arcebispo alemão Dom Georg Gänswein, como núncio apostólico na Lituânia, Estônia e Letônia.
Dom Gänswein foi secretário de Bento XVI desde 2003
O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o secretário particular de Bento XVI. A nomeação de Dom Gänswein como novo representante do Santo Padre nos três países bálticos foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Após a morte do Papa Bento XVI, ocorrida em dezembro de 2022, Dom Gänswein concluiu sua função como prefeito da Casa Pontifícia, mas continuou residindo no Mosteiro Mater Ecclesiae, residência de Ratzinger desde a sua renúncia. Em junho de 2023, o Papa Francisco determinou que o prelado alemão retornasse para a Diocese de Friburgo, de onde é originário.
Encontro do Papa Francisco com Dom Gänswein
No dia 3 de janeiro de 2024, Francisco recebeu Gänswein em audiência privada, após ele ter retornado ao Vaticano para celebrar uma Santa Missa por ocasião do primeiro aniversário da morte de Bento XVI.
Até o ano passado, o Arcebispo Dom Petar Rajič, canadense de origem bósnio-croata, era o núncio dos três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia). Porém, no dia 11 de março, o Papa Francisco o nomeou como embaixador da Santa Sé para a Itália e São Marino, deixando a Sé vacante até o momento. (EPC)
Deixe seu comentário