Gaudium news > Santuário do Caraça celebra jubileu de 250 anos

Santuário do Caraça celebra jubileu de 250 anos

O complexo mineiro é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Santuario do Caraca

Catas Altas – Minas Gerais (21/06/2024 14:43, Gaudium Press) O histórico Santuário do Caraça, localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, completará no próximo domingo, 23 de junho, seus 250 anos. Para celebrar a efeméride deste importante monumento mineiro, estão sendo preparadas diversas iniciativas.

Celebração de lançamento dos logos comemorativos

No domingo, 23, haverá uma cerimônia festiva, que contará com a presença de várias autoridades, na qual se renovará o compromisso de preservar esse patrimônio histórico e natural e também serão lançados os logos comemorativos pelos 250 anos do Santuário do Caraça e os 30 anos da Reserva Particular do Patrimônio Natural.

“Celebrar os 250 anos do Santuário do Caraça é celebrar a Fé, a história e a cultura de um povo que encontrou aqui um refúgio espiritual e um centro de educação e acolhimento. É um momento de gratidão e renovação de nosso compromisso com a preservação deste patrimônio que é de todos nós. O lançamento dos logos comemorativos simboliza nossa dedicação em manter viva a memória e a missão do Santuário para as futuras gerações”, afirmou o Padre Ramon Aurélio, Presidente da Comissão Organizadora das celebrações.

Breve histórico sobre o Santuário do Caraça

Fundado por volta do ano de 1774 pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, o Santuário do Caraça se tornou um centro de peregrinação e espiritualidade, atraindo romeiros e visitantes de todo o Brasil e do mundo.

O complexo, que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real, é constituído por um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), uma pousada e Fazenda do Engenho, sendo um testemunho vivo da Fé e da cultura mineira. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas