Papa Francisco autoriza promulgação de decretos reconhecendo martírios e virtudes heroicas
O Pontífice também autorizou a promulgação de decretos relativos ao martírio de dois sacerdotes na Albânia e reconhecimento das virtudes heroicas de outros três Servos de Deus.
Cidade do Vaticano (20/06/2024 12:40, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 20, durante a audiência concedida ao Cardeal Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos relativos: ao martírio dos Padres Luigi Palić e Gjon Gazulli; e ao reconhecimento das virtudes heróicas de quatro servos de Deus, dentre os quais está a Irmã Vicenta Guilarte Alonso, religiosa espanhola que foi enviada em missão ao Brasil.
Dois sacerdotes mártires na Albânia
Os dois sacerdotes martirizados são: o Servo de Deus Luigi Palić, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores, nascido no dia 20 de fevereiro de 1877 em Janjevo (Kosovo), e morto por ódio à Fé no dia 7 de março de 1913 na Albânia; e o Servo de Deus Giovanni Gazulli, sacerdote diocesano nascido no dia 26 de março de 1893 em Dajç de Zadrima (Albânia), e morto por ódio à Fé no dia 5 de março de 1927 na cidade albanesa de Shkodër.
Irmã Vicenta Guilarte Alonso, missionária no Brasil
Já entre os servos de Deus que terão suas virtudes heróicas reconhecidas se destaca a Irmã Vicenta Guilarte Alonso, espanhola, em missão no Brasil por quase 50 anos, nascida no dia 21 de janeiro de 1879 na cidade espanhola de Rojas. Ingressou no convento das Filhas de Jesus em Burgos, e fez seus votos perpétuos em 1909. Dois anos depois foi enviada em missão para o Brasil, onde abriu um colégio para a educação de meninas, dedicando-se especialmente às crianças mais pobres. Exerceu a função de vice-priora e também a tarefa de porteira do Colégio Imaculada Conceição, falecendo no dia 6 de julho de 1960, após uma queda que lhe causou a quebra do fêmur.
Outros três Servos de Deus
Os outros três Servos de Deus desta lista são: o Padre Isaia Columbro, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores nascido no dia 11 de fevereiro de 1908 na cidade italiana de Foglianise, que faleceu no dia 13 de julho de 2004 na cidade de Vitulano (Itália); a Irmã Maria Costanza Zauli, religiosa professa das Servas do Sagrado Coração e fundadora das Servas Adoradoras do Santíssimo Sacramento, nascida no dia 17 de abril de 1886 em Faenza, na Itália, que entregou sua alma à Deus no dia 28 de abril de 1954 na cidade italiana de Bolonha; e Ascensión Sacramento Sánchez, do Instituto Secular Cruzada Evangélica, nascida em 15 de junho de 1911 em Sonseca, na Espanha, morreu em 18 de agosto de 1946 na cidade espanhola de Madri. (EPC)
Deixe seu comentário