Consistório definirá a data de canonização do Beato Carlos Acutis
O encontro dos Cardeais com o Papa Francisco está programado para ocorrer no próximo dia 1º de julho.
Cidade do Vaticano (19/06/2024 12:31, Gaudium Press) No dia 1º de julho, às 9h (horário de Roma), o Papa Francisco presidirá, no Palácio Apostólico Vaticano, a celebração da Hora Terceira e do Consistório Ordinário Público para a Canonização de alguns Beatos.
Outros quatorze Beatos serão canonizados
De acordo com o anúncio divulgado pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice este consistório público definirá a data de canonização quinze Beatos, que tiveram seus decretos aprovados pelo Santo Padre no dia 23 de maio. Dentre eles está Carlos Acutis, conhecido jovem leigo, considerado o ‘Santo padroeiro da internet’.
Os outros Beatos que serão canonizados são: Manuel Ruiz Lopez e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores; os leigos mártires Francisco, Mooti e Rafael Massabki; Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador do Instituto dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata; Marie-Leonie Paradis, fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família; e Helena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as ‘Irmãs de Santa Zita’.
O que é um Consistório?
O termo Consistório vem do latim ‘Consistorium’, que é a junção das palavras ‘con’ (junto) e ‘sistere’ (parar ou ficar firme). Na Roma Antiga, essa palavra era utilizada para designar o conselho privado do imperador formado por colaboradores mais próximos. Atualmente, Consistório se refere à reunião dos Cardeais com o Papa para decidir algo importante.
De acordo com o Direito Canônico, existem dois tipos de Consistórios: os ordinários e os extraordinários. Nos ordinários, todos os Cardeais são convocados, pelo menos os que se encontrarem em Roma, a fim de serem consultados sobre certos assuntos importantes, em regras ocasionais, ou para a realização de alguns atos soleníssimos. Já o Consistório extraordinário, que se celebra quando as necessidades peculiares da Igreja ou assuntos mais importantes o aconselharem, são convocados todos os Cardeais. (EPC)
Deixe seu comentário