Presidente de Cabo Verde é recebido pelo Papa no Vaticano
Em entrevista à Rádio Vaticano, o Presidente José Maria Neves definiu o encontro como “uma visita muito luminosa”, importante para Cabo Verde e para a África.
Cidade do Vaticano (13/06/2024 09:55, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 14, o Papa Francisco recebeu em Audiência, no Palácio Apostólico Vaticano, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves.
Após o encontro com o Pontífice, o governante cabo-verdiano se reuniu com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, acompanhado do Monsenhor Paul Richard Gallagher, Secretário para Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.
Temas abordados durante o encontro
De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, ao longo dos cordiais colóquios foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e Cabo Verde, ressaltando alguns aspectos da situação social e econômica do país, assim como a aplicação do Acordo bilateral ratificado em 2014.
Durante a conversa, também houve uma troca de opiniões sobre questões da atualidade internacional, com particular destaque aos problemas de segurança, aos conflitos em curso no planeta, os fenômenos migratórios e o tráfico de seres humanos.
Troca de presentes
Durante a tradicional troca de presentes, Francisco Santo Padre ofereceu ao governante uma escultura em bronze, representando uma pomba, com a escrita ‘Sede mensageiros de paz’; um volume dos documentos papais; e a Mensagem de Paz para este ano.
Já o presidente de Cabo Verde presenteou o Papa com dois livros: um sobre a história recente da Imprensa Cabo-verdiana e outro sobre o Tarrafal Chão Bom. Além disso, também deu ao pontífice uma tapeçaria colorida típica de Cabo Verde. (EPC)
Deixe seu comentário