Ruínas romanas são descobertas perto do Vaticano e podem atrasar as obras para o Jubileu
Durante as obras de construção para o Jubileu de 2025, ruínas romanas foram descobertas e o estudo dos achados podem atrasar o avanço do projeto. Trata-se de ruínas romanas recentemente descobertas na Piazza Pia, localizada em frente ao escritório de mídia do Vaticano
Redação (13/06/2024 13:30, Gaudium Press) Durante os trabalhos de construção com vistas ao Jubileu de 2025, novas descobertas arqueológicas foram feitas em Roma. Trata-se de ruínas romanas recentemente descobertas na Piazza Pia, localizada em frente ao escritório de mídia do Vaticano, antiga Rádio Vaticano.
Segundo relatou o jornal italiano Corriere della Sera, um grande piso em mosaico e quatro ou cinco salas de tamanho considerável foram encontradas. Os especialistas acreditam que sejam restos de um antigo serviço dedicado à lavagem de roupa.
O plano original das obras visa transformar a área em um espaço para pedestres antes do Jubileu de 2025, além de criar uma passagem subterrânea para carros, visto que a via é um dos principais acessos ao Vaticano. O projeto visa tornar o espaço entre o Castel Sant’Angelo e a Praça de São Pedro totalmente para pedestres.
A conclusão das obras estava prevista para dezembro, contudo as novas descobertas podem atrasar esse cronograma. De fato, as obras estão paralisadas pois a recente descoberta precisa ser estudada e quaisquer achados valiosos devem ser preservados. Um processo que tende a ser demorado.
Dada a centralidade do local, a opção mais provável é que os achados sejam realocados pelas autoridades. Porém, o destino das ruínas ainda permanece desconhecido. Embora o escritório de mídia do Vaticano esteja sob a jurisdição da Santa Sé, a estrada em frente está sob controle italiano, o que significa que os achados provavelmente serão movidos para um local sob administração italiana, em vez de permanecerem na Cidade do Vaticano. (FM)
Deixe seu comentário