Regimento Irlandês encontra-se com o Papa Francisco para comemorar os 80 anos da libertação de Roma
O Papa Francisco encontrou-se com soldados irlandeses para os 80 anos da libertação de Roma dos nazistas, na Segunda Guerra Mundial
Redação (13/06/2024 09:30, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 12 de junho, a Praça São Pedro foi palco de uma cerimônia para marcar o 80º aniversário de um encontro histórico entre o Papa Pio XII e as tropas aliadas que libertaram Roma da ocupação nazista. Em 12 de junho de 1944, membros da 38ª Brigada de Infantaria Irlandesa do Exército Britânico foram recebidos por Sua Santidade o Papa Pio XII no Vaticano.
A libertação de Roma pelos Aliados
Roma foi libertada em 4 de junho. No dia 12, data do encontro com o Papa – facilitado por sacerdotes irlandeses no Vaticano – a unidade irlandesa já estava em uma nova zona de combate ao norte da cidade. Por este motivo, apenas um pequeno grupo de soldados foi retirado das linhas de frente para se encontrar com o Pio XII.
A Irlanda manteve a neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial, e a 38ª Brigada pertencia às forças armadas britânicas, mas era composta por voluntários irlandeses e britânicos de origem irlandesa.
This morning, the Band of the @RIrishRegiment played ‘Killaloe’ for Pope Francis at the end of the General Audience. Watch this truly remarkable moment pic.twitter.com/5N3TAD4PoX
— UK in Holy See 🇬🇧🇻🇦 (@UKinHolySee) June 12, 2024
Relembrando o encontro de 1944
O fato ocorrido em 1944 é um momento significativo na história do Regimento Irlandês, ressaltou o General Colin Weir. Naquela ocasião, o Papa Pio XII expressou sua gratidão aos soldados que foram os primeiros a entrarem em Roma após a libertação da cidade.
Oito décadas depois, o regimento irlandês reviveu o momento histórico. Por isso, a banda dos militares executou as mesmas músicas que foram tocadas há 80 anos, além de uma apresentação com as tradicionais gaitas de fole.
O embaixador britânico junto à Santa Sé, Chris Trott, destacou a importância da comemoração, especialmente à luz do 80º aniversário do Dia D na Normandia, no último dia 6 de junho. Ele relembrou que, enquanto as tropas se preparavam para o desembarque na Normandia, outras unidades já estavam lutando na Itália, contribuindo para a libertação do país.
Um momento histórico para o regimento irlandês
O General Colin Weir, comandante do regimento, descreveu a audiência com Pio XII como um momento lendário na história do regimento. Ele também ressaltou a honra de se encontrar com o Papa Francisco, especialmente próximo de sua aposentadoria, considerando o encontro como um dos momentos mais importantes de sua carreira. A delegação de 2024 incluiu descendentes dos soldados que participaram do encontro com Pio XII, bem como alguns veteranos da Segunda Guerra.
O encontro de 2024 foi facilitado pelo embaixador Chris Trott. O Papa Francisco recebeu uma bandeira com o emblema do regimento de um lado e o brasão papal do outro, em agradecimento pelo serviço prestado. (FM)
Deixe seu comentário