Papa Francisco encontra sacerdotes da diocese de Roma
Papa Francisco encontra-se com o terceiro grupo de sacerdotes da diocese de Roma para responder questões sobre a vida pastoral
Redação (11/06/2024 14:00, Gaudium Press) Na tarde desta quinta-feira, 11 de junho de 2024, o Papa Francisco realizou um encontro significativo com cerca de 160 sacerdotes da Diocese de Roma na Pontifícia Universidade Salesiana. Os sacerdotes presentes na reunião tinham entre 11 e 39 anos de ordenação. Este evento faz parte de uma série de diálogos que o Papa tem promovido com diferentes grupos de sacerdotes da Diocese de Roma.
Série de encontros com os sacerdotes romanos
Este foi o terceiro encontro promovido com os sacerdotes romanos. No último dia 14 de maio, os sacerdotes com mais de 40 anos de sacerdócio se encontraram com Francisco. Já no dia 29 de maio foi a vez de cerca de 90 sacerdotes mais jovens, com até 10 anos de sacerdócio, se reunirem com o Santo Padre. O encontro com estes últimos aconteceu na Casa das Discípulas do Divino Mestre, na Via Portuense. Os encontros refletem o desejo do Papa Francisco de mostrar sua proximidade com o clero de Roma, afirmou Dom Reina, viceregente da diocese.
Dom Michele Di Tolve, Bispo auxiliar de Roma e responsável pelo clero e pela vida religiosa, destacou a importância dos sacerdotes com 11 a 39 anos de ordenação, chamando-os de “colunas” da vida pastoral da diocese. Estes clérigos ocupam posições de liderança como párocos, capelães, diretores de escritórios da cúria e professores, desempenhando papéis importantes na administração e orientação da diocese.
Chegada na Universidade Salesiana
O Papa Francisco chegou à Pontifícia Universidade Salesiana às 16h, onde foi recebido com um canto dedicado a Dom Bosco. Após cumprimentar os membros da comunidade acadêmica, ele entrou no auditório para iniciar o diálogo com os padres. Após uma oração e leitura do Evangelho, Dom Di Tolve apresentou a assembleia ao Papa.
O encontro com os sacerdotes aconteceu a portas fechadas, onde o Papa respondeu a questões pastorais levantadas pelos sacerdotes, além de temas como as consequências da pandemia, o aumento da pobreza, as guerras, a imigração, entre outros assuntos. (FM)
Deixe seu comentário