Presidente da Eslováquia é recebida pelo Papa no Vaticano
A conversa confidencial entre Zuzana Caputová e Francisco durou por volta de 25 minutos, tendo sido realizada no Palácio Apostólico.
Cidade do Vaticano (03/06/2024 14:21, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 1º de junho, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Palácio Apostólico do Vaticano a Presidente da República da Eslováquia, Zuzana Caputová. O encontro durou por volta de 25 minutos.
A governante eslovaca chegou ao Vaticano acompanhada por três mães que perderam suas filhas em um acidente de carro a caminho de um encontro diocesano. Por conta disso, Zuzana Caputová ofereceu ao Santo Padre três rosas de ferro, em memória das três meninas.
Encontro na Secretaria de Estado
Logo depois do encontro com o Pontífice, a Presidente da Eslováquia se reuniu com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado acompanhado por Mons. Miroslaw Wachowski, subsecretário para as Relações com os Estados.
Na Secretaria de Estado tratou sobre as perspectivas do país à luz do triste evento da tentativa de assassinato do Primeiro-Ministro, da próxima mudança de presidência e da aproximação das eleições europeias, expressando a esperança de que a concórdia e a paz no país sejam fortalecidas.
Troca de presentes entre o Papa e a Presidente
No momento da tradicional troca de presentes, o Santo Padre ofereceu à Zuzana Caputová um relevo em bronze representando o nascimento de uma flor, com a inscrição: “A paz é uma flor frágil”.
Já a presidente eslovaca presenteou o Papa com vinho da região dos Pequenos Cárpatos, as três rosas de ferro mencionadas acima e uma máquina de impressão digital fabricada no país europeu, que permite que cegos escrevam com mais rapidez no sistema Braille. (EPC)
Deixe seu comentário