Cardeal Kelvin Edward Felix morre aos 91 anos
O funeral do purpurado está marcado para acontecer no dia 12 de junho, na Basílica Menor da Imaculada Conceição, na Arquidiocese de Castries.
Redação (03/06/2024 09:30, Gaudium Press) O Cardeal Kelvin Edward Felix faleceu aos 91 anos. Segundo informou a Arquidiocese de Castries, em Santa Lúcia, o purpurado morreu em casa, na última quinta-feira, 30 de maio, Solenidade de Corpus Christi.
Funeral será realizado no dia 12 de junho
Desde 2023, o Cardeal vivia na Abadia Beneditina de Nossa Senhora da Assunção, onde recebia cuidados médicos por conta de problemas de saúde que o obrigaram a se afastar de suas funções públicas na Igreja.
“Frágil devido à idade e às complicações médicas, ele acabou sucumbindo após dias de oração constante pela Igreja e pelas vocações ao sacerdócio e à vida religiosa”, informou a Arquidiocese.
Seu funeral está marcado para acontecer no dia 12 de junho, na Basílica Menor da Imaculada Conceição, na Arquidiocese de Castries. Atendendo ao desejo do Cardeal, ele será sepultado no terreno da catedral de Dominica.
Telegrama do Papa Francisco
No sábado, 1º de junho, o Papa Francisco enviou um telegrama de pesar endereçado a Dom Gabriel Malzaire, Arcebispo de Castries (Antilhas). No texto, o Pontíficemanifesta condolências e orações ao clero, aos religiosos e aos fiéis leigos da igreja local.
O Santo Padre afirma recordar com profunda gratidão os anos de dedicação ao ministério episcopal do Cardeal Felix em Santa Lúcia, “especialmente seus esforços em promover a educação dos jovens e sua contribuição para a Igreja em todo o Caribe”.
Francisco diz elevar suas preces para que a alma do Cardeal seja acolhida no amor e na misericórdia do Pai Celestial. Por fim, como sinal de consolação e paz no Senhor ressuscitado, o Papa concede sua bênção a todos os afetados por esta perda.
Breve biografia do Cardeal Kelvin Edward Felix
Ordenado sacerdote no dia 8 de abril de 1956, Felix frequentou seminários em Dominica e Trinidad. Ele também se formou em educação de adultos pela Universidade St. Francis Xavier, na Nova Escócia, e concluiu seu mestrado em sociologia e antropologia pela Universidade de Notre Dame, em Indiana.
De 1967 a 1970, o padre estudou sociologia na Universidade de Bradford, na Inglaterra, enquanto servia à comunidade caribenha da região de West Yorkshire. No Caribe, lecionou no seminário regional e foi diretor da St. Mary’s Academy em Dominica. Serviu como secretário geral associado da Conferência da Igreja do Caribe e mais tarde como seu presidente.
O Papa São João Paulo II o nomeou Arcebispo Metropolitano da província de Castries no ano de 1981. Entre os anos de 1991 a 1997 presidiu a Conferência dos Bispos das Antilhas. Como arcebispo, promoveu a formação de sacerdotes, religiosos e líderes leigos e, em 1986, foi responsável pela organização da visita do Papa João Paulo II a Santa Lúcia. Em 2014, o Papa Francisco nomeou Félix Cardeal, o primeiro das Antilhas. (EPC)
Deixe seu comentário