França: imagem de Notre Dame de la Garde em restauração
A imagem dourada de Nossa Senhora vela por toda a cidade de Marselha. O vento, água salgada e a poluição danificam o seu brilho, necessitando de restauração a cada 30 anos.
Redação (17/05/2024 11:09, Gaudium Press) A Basílica de Notre-Dame de la Garde, em Marselha, França, também é conhecida como a igreja da ‘Boa Mãe’. Com vistas deslumbrantes e vigilando sobre a cidade costeira, a segunda mais populosa da França depois de Paris, a basílica é famosa, entre outras razões, pela imagem dourada colocada em sua torre. Por causa de sua coloração dourada, a imagem na torre necessita de retoques a cada 30 anos, e esse momento chegou novamente.
“A cada 30 anos aproximadamente, a imagem precisa ser dourada de novo, e desta vez isso recai sobre nós, mas é um bom momento!” Para o cardeal Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, ter que pagar mais de dois milhões de euros não é um problema, mas sim uma fonte de graça.
Na última terça-feira, o cardeal apresentou o plano de trabalho, que consiste basicamente em dourar a imagem de Notre-Dame de la Garde, danificada pelo vento, água salgada e poluição.
O arquiteto responsável pelo projeto, Xavier David, conta: “O famoso arquiteto Eugène Viollet-le-Duc [Criador da famosa torre de Notre Dame de Paris] confidenciou na época que, na sua opinião, a imagem de Notre Dame de la Garde não resistiria aos agentes atmosféricos de Marselha. Felizmente, ele estava errado: 150 anos depois, ela ainda está lá! Isso é um milagre de Marselha? Cabe a nós mantê-lo, para que esse milagre dure ainda por muito tempo!”
Com os avanços tecnológicos, especialmente a nova proteção contra corrosão do cobre, espera-se que a folha de ouro, que será utilizada para brilhar a imagem da Virgem Maria, tenha uma durabilidade superior aos tradicionais 30 anos. A estrutura metálica da estátua também será consolidada e os anjos que adornam o terraço da torre do sino e as pedras de revestimento serão restaurados.
Como disse o reitor da Basílica, Pe. Olivier Spinosa, “A Boa Mãe, de ontem e hoje, conta com o bom coração e a lealdade de seus filhos de Marselha. Assim, sua beleza continuará a brilhar graças a cada folha de ouro.” A campanha de doações está aberta e tem como objetivo cobrir todo o projeto.
Situada no alto de Marselha, a basílica é muito frequentada pelos moradores, que vêm em grande número para deixar uma intenção de oração e acender uma vela, ou simplesmente para admirar a vista da cidade de Marselha e de seu antigo porto. A igreja permanecerá aberta durante a restauração, prevista para terminar em junho de 2025.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário