Celebrações da padroeira atraem 450 mil fiéis ao Santuário de Fátima
O reitor do Santuário português, Padre Carlos Cabecinhas, se disse impressionado com a quantidade de jovens devotos que fizeram a pé a sua peregrinação até Fátima.
Fátima – Portugal (14/05/2024 12:01, Gaudium Press) O reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, em Portugal, divulgou um balanço dos dois dias de celebrações da padroeira do país. Apesar do frio e da ameaça de chuva, por volta de 450 mil fiéis participaram da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, na Cova da Iria.
As celebrações dos dias 12 e 13 de maio deste ano foram presididas pelo Cardeal Juan José Omella, Arcebispo de Barcelona, que em sua homilia fez um forte apelo à paz e, apesar de ter preparado um texto para a ocasião, preferiu falar de coração aos fiéis presentes, manifestando sua emoção diante da Fé dos peregrinos presentes no Santuário português.
Procissão de velas, recitação do Terço e Santa Missa
Na noite de domingo, 12 de maio, 250 mil devotos estiveram presentes na procissão das velas. Já na manhã da última segunda-feira, 13 de maio, Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, 200 mil fiéis católicos participaram da recitação do Terço, da celebração da Santa Missa Solene e da procissão do adeus. A estes números de pessoas presentes fisicamente, somam-se outros milhares que acompanharam as celebrações através da internet e televisão.
“A peregrinação de 12 e 13 de maio a Fátima é a maior e mais significativa de todo o ano e esta peregrinação voltou a mostrá-lo. A multidão de peregrinos presentes superou as nossas expetativas. Esta foi uma grande peregrinação, um momento festivo intenso, em que estiveram presentes alguns dos grandes dramas e tragédias que se abatem sobre a humanidade, mas também as dores e a gratidão de cada um dos peregrinos presentes”, afirmou o Padre Carlos Cabecinhas.
Peregrinação recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos
A Peregrinação Internacional de maio recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos em Fátima ocorrida no ano de 1917. Na ocasião, a Mãe de Deus lhes fez o seguinte pedido: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Passados mais de cem anos, o convite à oração feito em Fátima continua atual. Por este motivo, os fiéis que forem até o Santuário português este ano serão convidados a participar da oração coletiva e também de momentos de silêncio e reflexão. (EPC)
Deixe seu comentário