Santuário Nacional da Divina Pastora nas Filipinas é declarado Basílica Menor
A cerimônia de mudança de status da igreja aconteceu durante uma Santa Missa presidida pelo núncio papal, Dom Charles Brown.
Gapan – Filipinas (29/04/2024 14:26, Gaudium Press) O Santuário Nacional da Divina Pastora, centenário templo católico localizado na cidade histórica de Gapan, Filipinas, foi formalmente declarado Basílica Menor. Esta é a primeira Basílica Menor da província de Nueva Ecija, que está dividida em duas Dioceses, e uma das poucas igrejas do país a ostentar tal título.
O título de Basílica indica um vínculo especial com o Papa
A cerimônia de mudança de status da igreja aconteceu durante uma Santa Missa presidida pelo núncio papal, Dom Charles Brown, três meses depois do anúncio oficial feito pelo Vaticano. Participaram da celebração por volta de vinte Bispos e dezenas de sacerdotes, além de mais de dois mil fiéis que lotaram a igreja fundada pelos missionários agostinianos.
Em sua homilia, Dom Brown assegurou que “todas essas honras que foram concedidas a esta igreja tem como objetivo aumentar o funcionamento pastoral da igreja para que as pessoas venham aqui e orem e recebam esses dons da bendita graça de Deus”. O prelado explicou que o título de Basílica “é uma honra excepcional concedida a certas igrejas ao redor do mundo pelo Santo Padre para indicar um vínculo especial, uma conexão especial com o Papa”.
Coroação canônica da imagem de Nossa Senhora Divina Pastora
No ano de 1964, a imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, consagrada e venerada na igreja, recebeu coroação canônica. Como forma de recordar este histórico momento, durante a Santa Missa de mudança de status da igreja, o Núncio Dom Brown e o Bispo de Cabanatuan, Dom Sofronio Bancud, lideraram a reconstituição da coroação pontifícia da imagem, marcando o 60º aniversário deste histórico acontecimento.
Em 1986, esta igreja foi declarada Santuário Nacional pela Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas. Uma basílica é um edifício da igreja escolhido pelo papa por seu significado histórico e particular importância para a vida litúrgica e pastoral. O processo de candidatura costuma ser desafiador, exigindo a petição do Bispo local, permissão da Conferência Episcopal do país e o envio de provas escritas e fotográficas da história e atividades da igreja. (EPC)
Deixe seu comentário