Bispos do Brasil consagram o país a Nossa Senhora Aparecida
A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB.
Aparecida – São Paulo (22/04/2024 09:48, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 19, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encerrou a 61ª Assembleia Geral através de uma Santa Missa celebrada no altar principal do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB. A cerimônia com Laudes contou com a concelebração dos demais membros da da Conferência: Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente; e Dom Ricardo Hoerpers, Bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral.
Íntima união entre o divino e o humano
Em sua homilia, Dom Jaime destacou que a razão, a motivação e a essência de todas as atividades pastorais e do cotidiano das comunidades e da CNBB é o compromisso com a causa humana, guiados pelo Evangelho. “Pela causa do humano, iluminados pelo Evangelho, empenhamos nossa juventude, forças, a vida! Aqui está a razão de ser das diversas iniciativas, pastorais que caracterizam nossas iniciativas, o cotidiano de nossas comunidades, de nossa Conferência”, afirmou.
O prelado ressaltou ainda que a encarnação de Deus entre os homens cria uma íntima união entre o divino e o humano, tornando-nos participantes do mistério divino. “Não se pode separar a Fé da defesa da dignidade humana, a Evangelização da promoção de uma vida digna, a Espiritualidade do empenho pela dignidade de todos os seres humanos”, assegurou Dom Jaime.
Consagração à Padroeira do Brasil
Por fim, o presidente da CNBB agradeceu a participação de todos na Assembleia Geral, reconhecendo a dedicação de cada um e exortando aos Bispos para que deem continuidade aos trabalhos iniciados na Assembleia, estimulando as comunidades a participarem ativamente dos processos vivenciados durante o evento.
Em seguida, os Bispos presentes se reuniram ao redor da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida para agradecer pelos dias de convivência, oração, diálogos e trabalhos da assembleia. Invocando a materna intercessão da Padroeira do Brasil, consagraram o ministério episcopal, as Dioceses, os regionais, os presbíteros e todos os agentes pastorais que colaboram na Evangelização da Igreja no Brasil. (EPC)
Deixe seu comentário