Vitrais modernos serão instalados na Catedral de Notre Dame em Paris
A previsão é de que este histórico templo francês seja inaugurado no dia 8 de dezembro deste ano. A inauguração será precedida por uma série de celebrações até junho de 2025.
Paris – França (15/04/2024 14:57, Gaudium Press) No dia de hoje, 15 de abril, se completam cinco anos do terrível incêndio que destruiu parte da Catedral de Notre Dame em Paris, França. Na ocasião, o presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu reconstruir o templo medieval dentro do prazo de cinco anos.
A previsão é de que este histórico templo medieval, um dos principais cartões postais da cidade luz, seja reaberto solenemente ao público no dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, através de uma Santa Missa de consagração do altar presidida pelo Arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich.
Proposta do Arcebispo de Paris endossada pelo presidente francês
Um comitê especial de peritos presidido por Bernard Blistène, antigo diretor do Museu Nacional de Arte Moderna do Centro Pompidou, foi nomeado pelo Governo francês para, até ao final de maio de 2024, selecionar os projetos apresentados por artistas para alguns dos vitrais de estilo moderno que serão instalados na Catedral francesa.
A proposta de substituir os vitrais originais por outros modernos, desenhados por artistas contemporâneos foi lançada pelo próprio Arcebispo de Paris. A ideia é que se deixe marcado o trabalho de restauro. Apesar das inúmeras críticas recebidas, o Presidente Emmanuel Macron endossou a ideia do prelado.
Novos vitrais serão instalados em 2026
Os projetos terão de cumprir critérios muito específicos, dentre os quais estão o de produzir uma “luz neutra, da mesma natureza, cor e intensidade, daquela que atualmente é proporcionada pelos vitrais atuais” e serem figurativos. Além disso, os vitrais que adornarão o “beco de Pentecostes” formado pela nave sul deverão ser coerentes com este tema e oferecer uma “representação sóbria” do acontecimento bíblico.
As cores dos vitrais devem levar em conta: o vitral da Árvore de Jessé que ficará entre os vitrais antigos e os atuais; e a cor “clara da pedra de Notre-Dame”. Uma primeira seleção ocorrerá em junho de 2024, antes da escolha final em novembro. Os novos vitrais serão instalados em 2026, protótipos serão utilizados na reabertura da Catedral francesa em 8 de dezembro. (EPC)
Deixe seu comentário