6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”
O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos que não acreditava na presença de Jesus Sacramentado na Hóstia consagrada.
Redação (16/04/2024 11:38, Gaudium Press) Já era de conhecimento geral, e também divulgado amplamente pelo famoso Pew Research, que havia muitos, mas muitos católicos nos Estados Unidos que não acreditavam que, na Hóstia consagrada, estava Jesus Sacramentado, uma das verdades fundamentais da Igreja Romana. Diante disso, os Bispos sentiram a necessidade de promover uma extensa campanha de “Reavivamento Eucarístico”, que durou mais de três anos.
Atualmente, o Pew Research aponta que 6 em cada 10 católicos americanos adultos acreditam que o aborto deve ser legal em todos ou na maioria dos casos, contrariando o Magistério da Igreja. Este cenário é tanto surpreendente quanto previsível em um país onde o presidente, que se considera um católico fervoroso, é um ferrenho defensor do aborto.
Na verdade, essa posição sobre o aborto reflete, em grande parte, a orientação política, com mais democratas “católicos” pró-aborto do que republicanos. Além disso, a pesquisa revela que mais católicos hispânicos apoiam a legalização do aborto comparados aos católicos brancos, sendo que os hispânicos já representam um terço dos católicos nos EUA.
O Pew Research também constatou que 20% dos americanos se dizem católicos, porém apenas 3 em cada 10 deles vão à missa regularmente.
Como era de se esperar, as posições pró-aborto entre os católicos estão correlacionadas com a frequência à missa: apenas 34% dos católicos que assistem à missa semanalmente defendem que o aborto deve ser legal em todos ou na maioria dos casos, enquanto esse número salta para 68% entre aqueles que assistem à missa mensalmente ou menos. De qualquer forma, é escandaloso que esse um terço dos católicos que frequentam regularmente as missas não tenha claro de que o aborto é um pecado grave.
Em relação às tendências demográficas do catolicismo nos EUA, 57% da população católica é branca, sendo que houve uma queda de 8% neste número desde 2007. Como mencionado anteriormente, 33% se identificam como hispânicos, 4% asiáticos, 2% negros e 3% se autodescrevem como outra raça.
De acordo com o Pew Research, muitos católicos nos EUA desejam ver mais mudanças na Igreja. Aproximadamente 83% querem que a Igreja permita o uso de contraceptivos, 69% afirmam que os sacerdotes deveriam ter permissão para se casar, 64% opinam que as mulheres deveriam poder tornar-se sacerdotes e 54% consideram que a Igreja Católica deveria reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Essas opiniões estão em conformidade com o fato de que 6 em cada 10 católicos têm tendências pró-abortistas.
Com informações NPR
Deixe seu comentário