Caso Rupnik: 5 novas denúncias
Essas denúncias foram relatadas pela advogada Laura Sgrò, que representa várias ex-religiosas da extinta Comunidade Loyola.
Redação (10/04/2024 10:35, Gaudium Press) O caso Rupnik continua a ser assunto em diversos ambientes, levantando sombras de dúvida sobre o real compromisso da Igreja na luta contra o abuso sexual. Agora surgiu um novo desenvolvimento no caso do ex-jesuíta.
A Aciprensa informa, em uma reportagem de Almudena Martínez-Bordiú, que cinco novas denúncias de supostos abusos cometidos pelo sacerdote foram entregues ao Dicastério para a Doutrina da Fé. Essas denúncias foram relatadas pela advogada Laura Sgrò, que representa várias ex-religiosas da extinta Comunidade Loyola e que tem experiência em tribunais canônicos.
Duas das novas denúncias envolvem mulheres que participaram com a advogada de uma coletiva de imprensa em fevereiro passado, e as outras três são casos até então desconhecidos.
De fato, desde outubro, quando o Papa Francisco suspendeu os prazos de prescrição no caso Rupnik e o Dicastério foi encarregado de assumir as investigações, não foram fornecidas informações detalhadas sobre o processo. Somente após uma entrevista coletiva realizada em fevereiro pelas ex-religiosas da Comunidade Loyola, Mirjam Kovak e Gloria Branciani, em conjunto com a advogada Sgrò, o Dicastério emitiu uma breve declaração à mídia, afirmando que “entrou em contato com as instituições envolvidas a título diverso no assunto para receber todas as informações disponíveis sobre o caso”, sem fixar prazos ou estimativas.
Enquanto isso, o Pe. Rupnik continua a exercer o seu ministério sacerdotal na diocese de Koper, onde está incardinado desde o final do ano passado.
Deixe seu comentário