Obras-primas do Museu da Terra Santa são expostas em Santiago de Compostela
A mostra, que permanecerá aberta ao público de forma gratuita até o dia 4 de agosto, será exibida também em Florença e, posteriormente, nos Estados Unidos.
Santiago de Compostela – Espanha (08/04/2024 14:31, Gaudium Press) O Museu do Centro Gaiás da Cidade da Cultura de Santiago de Compostela inaugurou recentemente a exposição ‘Tesouros Reais. Obras-primas do Museu Terra Sancta’. A mostra, que permanecerá aberta ao público de forma gratuita até o dia 4 de agosto, reúne 108 peças provenientes de Jerusalém, Lisboa e diversos museus da Galícia.
Vínculo histórico entre Santiago de Compostela e Jerusalém
Um item de destaque emprestado pelo Museu da Terra Santa é uma cópia do Santo Sepulcro com detalhes externos e internos, produzido pelo Frei Bartolomeu de las Heras. Segundo o Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, esta peça “não tem apenas um valor artístico importante, mas também um valor histórico-documental. Podemos ver o que estava do lado de fora, mas também o que estava dentro do Sepulcro, podemos ver coisas que costumavam estar na Basílica e que não estão mais lá”.
Frei Francesco Patton ressaltou o vínculo histórico entre Santiago de Compostela e Jerusalém, “especialmente porque Santiago é, junto com Roma e Jerusalém, um dos três principais locais de peregrinação do cristianismo. Além disso, ao longo dos séculos, mais de 200 frades deixaram a província franciscana de Santiago para servir na Terra Santa”.
Exposição será exibida em Florença e nos Estados Unidos
Dividida em três seções, a exposição nos leva a uma viagem pelo significado simbólico da cidade de Jerusalém e da fundação do Santo Sepulcro, terminando com as doações que as várias casas reais europeias fizeram à Custódia da Terra Santa ao longo dos séculos.
Entre os itens desta mostra estão ainda algumas das obras de arte doadas nos últimos 500 anos pelas principais casas reais europeias à Basílica do Santo Sepulcro. Esse tesouro artístico é constituído por suntuosas peças de ourivesaria, ornamentos, joias, códices, baldaquinos, tecidos litúrgicos e outros objetos de culto, como cálices ou crucifixos. Após a visita à Galícia, a exposição será exibida em Florença e, posteriormente, nos Estados Unidos. (EPC)
Deixe seu comentário