Bíblia já foi totalmente traduzida em 743 idiomas
Segundo os dados divulgados pela Federação Mundial das Sociedades Bíblicas, as novas traduções incluem idiomas falados na Angola, em Benin, na Rússia e no Canadá.
Swindon – Inglaterra (05/04/2024 10:09, Gaudium Press) A Federação Mundial das Sociedades Bíblicas (United Bible Societies – UBS), sediada na cidade inglesa de Swindon e composta por 160 Sociedades Bíblicas presentes em mais de 180 países e territórios, informou no seu mais recente relatório anual que a tradução completa de todos os livros da Sagrada Escritura, Antigo e do Novo Testamento, está disponível atualmente em 743 idiomas.
Apenas em 2023 livros da Bíblia foram traduzidos em 106 novos idiomas
Segundo os dados divulgados pela UBS, as novas traduções incluem idiomas falados na Angola, em Benin, na Rússia e no Canadá. O relatório anual de 2023 lista projetos de tradução concluídos neste ano em 106 idiomas, a maioria diz respeito apenas a partes da Bíblia. Estes 106 idiomas seriam falados por 1,25 mil milhões de pessoas. A proposta é, nos próximos 15 anos, realizar traduções em mais 1.200 idiomas e dialetos. Atualmente estão em andamento 442 projetos de tradução.
Mais de sete mil idiomas em todo o mundo
Em todo o mundo, em nossos dias, estima-se que existam entre 7.100 e 7.300 idiomas. Destes, por volta de 3 mil estão em extinção por restarem pouquíssimos indivíduos que ainda os falam. Por outro lado, considerando-se apenas o número de pessoas que os aprenderam como primeira língua, os 8 idiomas com mais falantes nativos somam 2,8 bilhões de pessoas, o equivalente a cerca de 35% do total da humanidade. São eles o mandarim, o espanhol, o inglês, o hindi, o bengali, o português, o russo e o japonês. (EPC)
Deixe seu comentário