Gaudium news > Arcebispo de Denver: O uso da maconha aumentou drasticamente desde a legalização

Arcebispo de Denver: O uso da maconha aumentou drasticamente desde a legalização

O uso “recreativo” da maconha foi liberado na Alemanha. O arcebispo de Denver havia publicado, no ano passado, uma Carta Pastoral sobre o assunto.

nao drogas

Redação (02/04/2024 18:37, Gaudium Press) Na Alemanha, a maconha foi legalizada para uso “recreativo” neste 1º de abril. Agora, pessoas com mais de 18 anos de idade podem possuir até 25 gramas para esse fim. Os defensores dessa legalização justificam que querem desmantelar o mercado ilegal.

Após mais de uma década de experiência do impacto real da legalização em certas partes dos Estados Unidos, o Arcebispo Samuel Aquila, de Denver, redigiu uma carta pastoral sobre drogas em novembro de 2023 – cerca de 10 anos após a legalização da maconha no Colorado.

Intitulada “That They May Have Life” (Para que tenham vida), a carta apresenta o ensinamento da Igreja sobre drogas recreativas com especial ênfase na maconha, com o objetivo de “ajudar os católicos a dialogar de forma inteligente com os 70% dos americanos que atualmente acreditam que a maconha deveria ser legal”.

“A ação mais significativa que podemos empreender como seguidores de Cristo frente à cultura das drogas é a proclamação do Evangelho. É por meio do amor, da misericórdia, do significado e da esperança encontrados em Cristo que as pessoas serão dissuadidas do uso de drogas ou inspiradas a se libertar de sua dependência”, escreveu o arcebispo.

Com relação à crença de que a maconha não é prejudicial, o Arcebispo comentou, em novembro passado, que o Colorado “testemunhou um aumento considerável no vício, com a desordem causada pelo uso da maconha mais do que duplicando em menos de 20 anos. Isso não é surpreendente, pois o consumo de maconha entre os habitantes do Colorado aumentou drasticamente desde a legalização”.

Dom Samuel Aquila advertiu: “Mais pessoas usando maconha significa inevitavelmente mais pessoas viciadas”.

Catecismo

A Igreja Católica tem mantido uma posição clara e consistente sobre o uso recreativo de drogas. O Catecismo da Igreja Católica afirma: “O uso de drogas causa gravíssimos danos à saúde e à vida humana. A não ser por prescrições estritamente terapêuticas, o seu uso é uma falta grave. A produção clandestina e o tráfico de drogas são práticas escandalosas, e constituem uma cooperação direta, pois incitam a práticas gravemente contrárias à lei moral.” (2291).

O Catecismo também afirma a virtude cristã da temperança, que “leva a evitar toda a espécie de excessos, o abuso de alimentos, bebidas, tabaco e medicamentos” (2290).

Com informações CNA

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas