Igreja na América Latina convoca um dia de oração pelo Haiti
O CELAM, CLAR e Cáritas Latino-Americana organizam um “Dia Continental de Oração” com o lema “Todos com o Haiti”, em apoio ao povo haitiano que sofre diante da crise social e humanitária.
Redação (21/03/2024 10:40, Gaudium Press) No dia 22 de março, o Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), a Confederação de Religiosos da América Latina e do Caribe (CLAR) e a Caritas América Latina convoca os fiéis para um “Dia Continental de Oração”, com o lema “Todos com o Haiti”, para expressar sua proximidade e solidariedade com este país. “Vamos nos unir ao clamor do povo haitiano para que sua voz seja ouvida na terra e no céu, confiando na misericórdia e compaixão de Deus por seus filhos”, diz o comunicado do CELAM.
“O povo do Haiti está sofrendo há muito tempo. Nas últimas semanas, a situação social e humanitária se tornou extremamente grave”, escrevem as organizações, conscientes de que essa situação “é fruto de múltiplos fatores e de uma história complexa” e que “a solução não está diretamente em nossas mãos, […] “estamos convencidos da força e do poder da oração, que nos aproxima e expressa nossa solidariedade com o povo haitiano”.
A situação no Haiti tem se mostrado extremamente difícil, inclusive com membros do clero sendo alvos. Houve episódios de sequestros envolvendo sacerdotes, missionários e religiosos. Até mesmo o vice-presidente do episcopado do país, Dom Pierre André Dumas, foi vítima de um ataque.
O apelo do CELAM ressalta ainda a situação dramática no país, citando números alarmantes, como 3 milhões de crianças necessitando de ajuda humanitária, 362.000 pessoas deslocadas internamente e metade da população vivendo abaixo da linha da pobreza.
Este dia de oração, 22 de março, também coincide com a celebração da “Sexta-feira de Nossa Senhora das Dores”: “É a Virgem associada às dores de seu Filho. É Maria aflita hoje por seu Filho no rosto do povo haitiano crucificado pela miséria e pela violência”, enfatizam. E a Ela, mãe da ternura e da misericórdia, pedem sua intercessão “para que o Senhor aplaine os caminhos, disponha os corações, mova as vontades, a fim de que nossos irmãos e irmãs possam logo desfrutar de uma vida plena”.
Deixe seu comentário