Papa Francisco nomeia novos Bispos para Brasília e Tocantins
Padre Vicente de Paula Tavares foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF), e o Padre Carlos Henrique Silva Oliveira como Bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO).
Redação (19/03/2024 10:02, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 19, o Papa Francisco fez duas nomeações episcopais para a Igreja no Brasil. O Padre Vicente de Paula Tavares foi nomeado como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF). Já o Padre Carlos Henrique Silva Oliveira foi nomeado como Bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO).
Diante das nomeações feitas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota na qual afirmou ter recebido a notícia com alegria, neste dia em que a liturgia católica celebra a solenidade de São José, esposo de Nossa Senhora e padroeiro da Igreja Universal. A mensagem é concluída desejando que São José os inspire a serem ternos, protetores e cuidadosos pais junto ao povo de Deus.
Breve biografia de Monsenhor Vicente de Paula Tavares
Nascido no dia 21 de janeiro de 1972, na cidade mineira de João Pinheiro, Vicente de Paula Tavares estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 9 de dezembro de 2006, tendo sido incardinado na Arquidiocese de Brasília.
Dentre os cargos que ocupou estão os seguintes: vigário paroquial e depois pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Sebastião (DF) (2007-2010); formador no Seminário Arquidiocesano de Goiânia (2011-2014); responsável pela Pastoral Vocacional e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (2015); pároco da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria em Brasília (DF) (2016-2021); membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Desde 2022 é pároco do Imaculado Coração de Maria em Brasília (DF).
Breve biografia de Monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira
Nascido em 13 de agosto de 1972, em Brasília (DF), Carlos Henrique Silva Oliveira cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), e cursou Direito Canônico em Goiânia (GO). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 7 de dezembro de 2002, tendo sido incardinado na Arquidiocese de Brasília.
Dentre os cargos que ocupou estão os seguintes: administrador paroquial (2002-2004) e depois pároco (2004-2007) da Paróquia Santíssima Trindade em Gama (DF); pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola (2010-2014) e da Paróquia São Pedro de Alcântara em Brasília (DF) (2014-2022); coordenador da Comissão de Proteção a Menores e Pessoas Vulneráveis; vigário episcopal para a Pastoral Social e Cáritas; juiz do Tribunal Eclesiástico; vigário episcopal do Vicariato Centro; membro do Conselho Presbiteral. Foi também sacerdote fidei donum na Diocese de Roraima (RR) (2007-2010). Desde 2023 até o momento é pároco da Paróquia Santo Cura D’Ars em Brasília (DF). (EPC)
Deixe seu comentário