Depois de 50 anos, imagens roubadas serão restituídas a igrejas da arquidiocese de Colônia
Três obras de arte medievais que haviam sido roubadas há cerca de 50 anos de igrejas da diocese de Colônia, na Alemanha, retornarão em breve ao seu local original
Redação (13/03/2024 15:20, Gaudium Press) A casa de leilões Van Ham organizava uma sessão quando dois especialistas de obras de arte, Dr. Frits Scholten e Erik Bijzet, descobriram que uma das imagens do lote a ser leiloado fora roubada de uma paróquia da arquidiocese de Colônia, no início da década de 70. Concomitantemente a isso, outros dois especialistas de arte, Guido de Werd e Marc Peez, descobriram que duas outras imagens foram roubadas na mesma época da igreja de Santa Maria da Assunção.
A empresa Van Ham retirou imediatamente as imagens do leilão e anunciou que elas serão restituídas à Arquidiocese alemã no próximo dia 19 de março. A casa de leilões precisou comprar as imagens, que são protegidas como patrimônio histórico, para poder devolvê-las às paróquias.
As três imagens foram roubadas no verão de 1971 das igrejas de São Pancrácio, em Bergheim-Paffendorf, e de Santa Maria da Assunção, em Kleve. Elas são esculpidas em madeira e datam do final do século XVI. As duas primeiras imagens pertencentes à igreja de São Pancrácio representam Santa Maria Madalena e São Nicodemos, que segura nas mãos uma coroa de espinho. A terceira imagem representa um profeta que foi roubado do rétabulo da igreja de Kleve.
Os roubos das imagens
Os roubos ocorreram entre 1972 e 1973, quando as imagens de dois profetas foram levadas da igreja de Santa Maria da Assunção em Kleve. As imagens esculpidas em madeira vestiam trajes com tecidos finos e pedras preciosas e faziam parte de um tipo de retábulo que combina pintura e esculturas, também conhecido como retábulo de Antuérpia. Em fevereiro de 2016, um homem deixou duas malas contendo onze imagens no Mosteiro de Maria Laach, entre as quais estava um profeta da igreja de Kleve.
Quanto à igreja de São Pancrácio, ao todo, quatro imagens foram roubadas do retábulo de Antuérpia, em 1971. O retábulo pertencia originalmente à Catedral de Essen e representa a juventude e o sofrimento de Nosso Senhor. Algum tempo depois do roubo, uma das imagens foi encontrada em um mercado de pulgas e as outras foram refeitas a partir de fotos e documentos. (FM)
Deixe seu comentário