Igreja Católica na Malásia batizará mais de 1700 adultos durante a Vigília Pascal
O país asiático registrou um notável aumento no número de adultos que desejam receber o sacramento do Batismo.
Kuala Lumpur – Malásia (12/03/2024 10:11, Gaudium Press) A Igreja Católica da Malásia registrou um notável aumento no número de adultos que desejam receber o sacramento do Batismo. Para atender aos inúmeros pedidos, as diversas Dioceses do país organizaram grupos de preparação para os chamados ‘Ritos de Iniciação Cristã de Adultos’. De acordo com levantamento realizado pela Agência Fides, durante a Vigília Pascal deste ano de 2024, espera-se que mais de 1700 catecúmenos recebam o sacramento no país.
Batismo: uma escolha de vida, não uma moda passageira
Só na Igreja da Sagrada Família, pertencente à Arquidiocese de Kuala Lumpur, 547 catecúmenos de diversas paróquias se reuniram para se preparar para a recepção do Sacramento do Batismo através do ‘Rito de Eleição’. “Neste ‘Rito de Eleição’, Deus os chamou pessoalmente para fazer parte de seu povo eleito. É algo belo que devemos celebrar”, afirmou o Arcebispo Dom Julian Leow, ressaltando o compromisso de cada um de se manter fiéis a Deus.
Já na Arquidiocese de Kota Kinabalu, 941 catecúmenos pertencentes a 20 igrejas do território foram oficialmente inscritos no ‘Livro dos eleitos’. A celebração especial foi presidida pelo Arcebispo Dom John Wong, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Dirigindo-se aos catecúmenos, o prelado explicou que “o Batismo é somente o começo do seguimento a Jesus” e que a escolha de receber o Batismo “é uma escolha de vida, não uma moda passageira”. O Arcebispo também os exortou a seguirem unidos a Jesus através da oração, da leitura e da reflexão da Palavra de Deus.
Rito de Eleição: conclusão do período do Catecumenato
Na Diocese de Melaka-Johor 240 catecúmenos se reuniram na Igreja da Imaculada Conceição, em Johor Bahru, para participar de um retiro e do ‘Rito de Eleição’. A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Bernard Paul, que sublinhou a importância dos três dons especiais e indispensáveis, que os candidatos ao Batismo recebem em seu caminho de Fé: Cristo crucificado, a Bíblia e a Eucaristia. “Vivam e contemplem a beleza e a força destes dons no tempo da preparação pessoal, não só agora, mas durante toda a vida”, exortou.
O ‘Rito de Eleição’, normalmente fixado para o início da Quaresma, marca a conclusão do período do Catecumenato. Durante este rito, a comunidade eclesiástica, baseada nos testemunhos dos padrinhos, dos catequistas e dada a vontade expressa dos catecúmenos, realiza a ‘eleição’ iniciando o processo para recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã. Este itinerário espiritual acompanha o descobrimento da Fé através do ensinamento, o compartilhar, as orações, o culto comunitário, a comunhão e outras formas de exercícios experienciais. (EPC)
Deixe seu comentário