Alemanha: igreja é alvo de tentativa de incêndio
A igreja neogótica de São Matias, localizada na praça Winterfeldplatz em Berlim, foi alvo de duas tentativas de incêndio na madrugada desta sexta-feira, 1º de março
Redação (01/03/2024 12:00, Gaudium Press) A igreja neogótica de São Matias, localizada na praça Winterfeldplatz em Berlim, foi alvo de duas tentativas de incêndio na madrugada desta sexta-feira, 1º de março.
Um homem que transitava pela rua notou, por volta das 2:30 da manhã, um amontoado de tábuas em chamas junto à porta principal da igreja. O homem, de 36 anos, conseguiu remover as tábuas. As chamas danificaram parcialmente a entrada principal do templo.
Por volta das 3:10 da madrugada, outro homem, de 26 anos, observou mais tábuas queimando em uma porta lateral da igreja. Os bombeiros foram acionados e apagaram as chamas, que já haviam danificado bastante a porta lateral.
O padre Josef Wieneke, pároco de São Matias, acredita que se trata de um ataque premeditado. A igreja é patrimônio histórico e, no passado, foi alvo de vandalismo e pichações de cunho político. No entanto, a tentativa de incêndio desta madrugada é bastante flagrante e criminosa, explicou o sacerdote.
O Departamento de Incêndios está investigando o caso por suspeita de tentativa de incêndio criminoso grave, informou a polícia local.
A igreja de São Matias é uma construção em estilo gótico, edificada no século XIX. Uma torre de 60 metros de altura chama a atenção dos transeuntes. O edifício é considerado um patrimônio histórico. Apesar de estar localizada no centro de Berlim, a igreja tem a particularidade de pertencer à diocese de Münster, distante 400 quilômetros de Berlim. (FM)
Deixe seu comentário