Catacumbas romanas serão abertas ao público para visitação gratuita
Seguindo o tema ‘Da memória à oração’ esta edição da Jornada das Catacumbas proporcionará aos participantes refletir sobre a oração dos primeiros cristãos.
Cidade do Vaticano (19/02/2024 14:39, Gaudium Press) No dia 2 de março ocorrerá a sétima edição da Jornada das Catacumbas, promovida pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra. Nesta data, as catacumbas localizadas em Roma serão abertas para visitação pública gratuita.
As sete catacumbas de Roma
Seguindo o tema ‘Da memória à oração’ esta edição da Jornada das Catacumbas proporcionará aos participantes um encontro com as memórias e os testemunhos da primeira comunidade cristã de Roma, recordando pessoas, acontecimentos e histórias extremamente significativas e importantes para o presente.
No total, sete catacumbas estarão abertas para receber visitantes: São Calisto, São Sebastião, Domitilla, Priscila, Santa Inês, São Marcelino e São Pedro, e São Pancrácio. Os participantes da sétima edição da Jornada das Catacumbas poderão participar de diversas atividades organizadas pela comissão nestes locais.
Evento refletirá sobre a Oração
Durante esta visita às catacumbas, os participantes do evento serão convidados a refletir sobre a oração dos primeiros cristãos e também sobre os Mártires que testemunharam sua Fé com o próprio sangue. Além disso, serão analisados os símbolos e imagens presentes nas catacumbas romanas que falam da oração.
Dentre essas imagens destaca-se a figura de Orans, presente no ‘cubículo da senhora velada’, localizado nas Catacumbas de Priscila. A figura levanta os braços ao céu para louvar a Deus, para lhe agradecer, para pedir ajuda e ajuda, e para invocar a libertação e a salvação. (EPC)
Deixe seu comentário