Faculdade de Direito Canônico da Arquidiocese de São Paulo oferece mestrado no Pará
A abertura da extensão da Faculdade no Pará surgiu a partir de uma solicitação de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.
Belém – Pará (16/02/2024 12:58, Gaudium Press) Estudantes do Norte do Brasil terão a oportunidade de obter o título de mestre em Direito Canônico reconhecido pela Santa Sé. Isso ocorrerá a partir deste ano de 2024, pois a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, pertencente à Arquidiocese de São Paulo, abriu uma extensão de seu curso de mestrado em Direito Canônico em Belém (PA).
Parceria com a Faculdade Católica de Belém
Graças a uma parceria com a Faculdade Católica de Belém, da Arquidiocese de Belém, e contando com a aprovação do Dicastério para a Cultura e Educação, os estudantes da região amazônica interessados em obter este título de mestrado não precisarão mais se deslocar até a capital paulista ou ao exterior.
A abertura da extensão da Faculdade no Pará surgiu a partir de uma solicitação de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. O prelado pediu que, como forma de colaboração intereclesial e missionária, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo auxiliasse na formação de especialistas na área, de forma que atendessem às necessidades das Dioceses locais.
Cardeal Odilo Scherer e Dom Alberto Taveira
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo explicou que “atualmente, é grande a demanda de pessoas formadas em Direito Canônico para assistir aos Bispos e superiores religiosos no governo pastoral e nos serviços de cúria; e, sobretudo, para o trabalho dos tribunais eclesiásticos e nas câmaras eclesiásticas”.
Já Dom Alberto Taveira expressou seu agradecimento à Arquidiocese de São Paulo, à Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, “por essa resposta positiva, também com o assentimento da Santa Sé, para termos este mestrado de Direito Canônico aqui. Nós queremos oferecer todas as condições a fim de que as pessoas desejosas de fazer esse mestrado possam percorrê-lo com disposição, com prontidão para o serviço ao povo de Deus”.
Curso será presencial e terá seis semestres de duração
Realizadas nas dependências da Faculdade Católica de Belém, as aulas serão ministradas presencialmente por docentes qualificados da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. Também haverá seminários de preparação teórica e prática para o exercício da docência em Direito Canônico e para os diversos ofícios judiciários e administrativos da Igreja, com destaque para a atuação em tribunais eclesiásticos, chancelarias e assessoria jurídico-canônica.
Oferecidos em ciclos semestrais, tendo em vista uma formação completa, os estudos estão organizados em três fases: propedêutico, mestrado e doutorado. O curso de mestrado terá duração de seis semestres (três anos), incluindo os estágios obrigatórios, um seminário, o exame ‘De Universo Iure’ e apresentação de dissertação. A abertura do mestrado em Belém ocorre no ano em que a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo completa uma década de existência. (EPC)
Deixe seu comentário