Primeiro-Ministro da Romênia é recebido em audiência pelo Papa
Durante o encontro, se conversou sobre formas de consolidar a cooperação bilateral em benefício do povo romeno, especialmente no âmbito educacional.
Cidade do Vaticano (15/02/2024 10:00, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 15, o Papa Francisco recebeu no Palácio Apostólico do Vaticano o Primeiro-Ministro da Romênia, Ion-Marcel Ciolacu, acompanhado por sua comitiva. O encontro durou aproximadamente 25 minutos.
Depois de conversar com o Santo Padre, o chefe do governo romeno dirigiu-se à Secretaria de Estado, encontrando-se com o Cardeal Pietro Parolin e Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.
Fortalecimento das relações entre a Santa Sé e a Romênia
De acordo com nota publicada pela Sala de Imprensa do Vaticano, as conversas “concentraram-se no fortalecimento a alto nível das relações entre a Santa Sé e a Romênia e nas formas de consolidar ainda mais a cooperação bilateral, em benefício do povo romeno, especialmente no âmbito educacional”.
Além disso, “foram revistos alguns temas de interesse mútuo e de atualidade, nomeadamente o conflito em Israel e na Palestina e na Ucrânia, o acolhimento dos migrantes e refugiados, bem como as perspectivas de expansão do projeto europeu”.
Troca de presentes entre o Papa e o Primeiro-Ministro da Romênia
Ao término do encontro ocorreu a tradicional troca de presentes, na qual o Pontífice presenteou o chefe de governo com uma escultura de bronze intitulada ‘Acolhida’, juntamente com volumes de documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano de 2024, o volume sobre o Apartamento da Audiência Papal, editado pela Prefeitura da Casa Pontifícia e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV.
Já o Primeiro-Ministro da Romênia ofereceu ao Papa Francisco um quadro representando os sete Bispos mártires Beatificados pelo Pontífice no ano de 2019 e produtos típicos da Romênia. (EPC)
Deixe seu comentário