Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus peregrinam pela CNBB
A urna com os restos mortais de Santa Teresinha do Menino Jesus foi acolhida na Arquidiocese de Brasília por Dom Fernando José Monteiro Guimarães.
Brasília (06/02/2024 10:26, Gaudium Press) Por ocasião do aniversário de 150 anos de nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus e os 100 anos de sua beatificação, as relíquias da Santa francesa estão, desde o dia 1º de fevereiro deste ano, realizando uma peregrinação por 70 cidades brasileiras.
Nesta terça-feira, 6, foi a vez da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) receber a urna com as relíquias da Santa. Os prelados, que participam da reunião do Conselho Episcopal Pastoral, e os colaboradores da CNBB, aproveitaram para realizar momentos de oração diante do relicário.
Forte ligação de Santa Teresinha com o Brasil
A urna com os restos mortais de Santa Teresinha do Menino Jesus foi acolhida na Arquidiocese de Brasília pelo Arcebispo emérito do Ordinariado Militar no Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, que também esteve presente na chegada do relicário na sede da CNBB.
O prelado explicou que o relicário é uma cópia da urna dourada que contém os ossos da Santa francesa e que na época da beatificação de Santa Teresinha, todas as Dioceses brasileiras fizeram doações. Por conta desse gesto, a urna original possui uma placa com o nome de cada uma das Dioceses brasileiras, reforçando o vínculo do país com a Santa de Lisieux.
Doutora da Igreja e influência mundial
“Nós nos alegramos imensamente por essa placa simbolizando toda a Igreja no Brasil. E aqui na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil temos simbolicamente e teologicamente essa representação, essa pluralidade de igrejas na única unidade do amor e da missão”, afirmou o Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Nomeada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997, Santa Teresinha de Lisieux goza de influência mundial. Mais de 120 iniciativas religiosas e culturais em todo o mundo foram organizadas desde aquela data. Sua principal obra, ‘História de uma Alma’, foi traduzida em 80 países. (EPC)
Deixe seu comentário