Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe é recebido pelo Papa no Vaticano
O encontro de Patrice Émery Trovoada com o Santo Padre durou por volta de vinte minutos.
Cidade do Vaticano (01/02/2024 09:52, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, o Papa Francisco recebeu em audiência, no Palácio Apostólico do Vaticano, o Primeiro-Ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Patrice Émery Trovoada e sua comitiva.
O encontro com o Santo Padre durou por volta de vinte minutos e em seguida o mandatário do continente africano se dirigiu até a Secretaria de Estado onde se encontrou com o Cardeal Pietro Parolin, acompanhado por Dom Miroslaw Wachowski, subsecretário para as Relações com os Estados.
Principais temas das conversas entre as autoridades
De acordo com comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé, ao longo dos cordiais colóquios “foram assinaladas as boas relações entre a Santa Sé e a República Democrática de São Tomé e Príncipe, e discutidos alguns aspectos da situação política e socioeconômica do país, especialmente a colaboração nos campos da educação e da saúde”.
As conversas também trataram sobre assuntos internacionais atuais, com foco na situação política e socioeconômica do país, a colaboração nos campos da educação e da saúde, com ênfase nos problemas de segurança nos países do continente africano.
Troca de presentes entre o Papa e o Primeiro-Ministro
Durante a tradicional troca de presentes, realizada no final do encontro, o Papa Francisco ofereceu ao chefe de estado uma escultura de bronze intitulada ‘Diálogo entre gerações’, juntamente com volumes de documentos papais, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV.
O Primeiro-Ministro do arquipélago centro-africano por sua vez, retribuiu os presentes dando ao Pontífice quatro telas pintadas em aquarela que retratam a tradição teatral Tchilioli de São Tomé e Príncipe e um volume que a descreve. (EPC)
Deixe seu comentário