Indonésia: 15 anos para obter licença para a construção de uma igreja católica
De acordo com as regulamentações governamentais, os grupos religiosos necessitam coletar 90 assinaturas de membros de sua comunidade e 60 assinaturas de moradores locais para obter licença de construção de locais de culto.
Redação (24/01/2024 12:07, Gaudium Press) Depois de mais de 15 anos aguardando, os católicos de West Bandung (KBB) finalmente conseguiram permissão para construir uma igreja.
O início da construção foi marcado pelo lançamento da primeira pedra da Igreja de São Bento, localizada em Kota Baru Parahyangan, na vila de Kertajaya, distrito de Padalarang, nesta última segunda-feira, 22 de janeiro de 2024.
O presidente do Comitê de Construção da Igreja de São Bento e reitor da Universidade Parahyangan (Unpar), Tri Basuki Joewono, destacou a importância desta nova igreja para os católicos em West Bandung, dado o significativo aumento do número de fiéis ao longo dos anos. Ele assinalou a necessidade de locais de culto adequados para acomodar os fiéis, pois o atual número é insuficiente, obrigando muitos a procurarem a paróquia vizinha.
Em 2009, os líderes da igreja propuseram a criação da primeira igreja católica em West Bandung, porém enfrentaram dificuldades para obter a licença de construção. Conforme a norma governamental, é exigido o consentimento por escrito dos moradores locais, inclusive dos muçulmanos.
Os regulamentos conjuntos estabelecidos em 2006 pelo Ministério do Interior e o Ministério dos Assuntos Religiosos estabeleceram que comunidades religiosas devem coletar 90 assinaturas de sua própria comunidade e 60 assinaturas de residentes locais para adquirir permissões de construção para locais de culto.
Esta norma foi amplamente criticada por grupos de direitos humanos, visto que dificulta o estabelecimento de locais de culto por parte de grupos religiosos minoritários.
Grupos muçulmanos, que são a maioria em muitas áreas, frequentemente se opõem à construção de igrejas. Com efeito, em 2015, eles colocaram cartazes no local proposto para a igreja, afirmando que um local de culto cristão não deveria ser permitido em uma área de maioria muçulmana.
Foram 15 anos de interações com os moradores buscando seu apoio, e o governo só permitiu a construção depois que todas as condições foram atendidas.
Java Ocidental, que abriga 49,94 milhões de habitantes, é a província mais populosa da Indonésia, com 97,29% de sua população muçulmana.
Nos últimos tempos, diversos grupos cristãos na província têm enfrentado desafios na obtenção de licenças para a construção de locais de culto.
O Instituto Setara para a Democracia e a Paz classificou Java Ocidental como a província mais intolerante devido a violações da liberdade religiosa, incluindo perturbações em locais de culto.
A região conta com 83.476 mesquitas e salas de oração muçulmanas, 406 igrejas protestantes e 77 igrejas católicas.
“Esperamos que esta igreja possa atender a aproximadamente 4.000 fiéis católicos das regiões de Padalarang, Cipatat, Batujajar, Ngamprah e Cisarua”, ressaltou Tri Basuki Joewono, responsável pela construção da igreja.
Deixe seu comentário