Curso para Formação de Bispos é promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro
A iniciativa tem como objetivo “trazer para o episcopado a oportunidade de reflexão acerca de temas importantes para a condução da Igreja no Brasil”.
Rio de Janeiro (23/01/2024 10:09, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro iniciou a 33ª edição do Curso para os Bispos, que conta com a participação de mais de 80 prelados. Na ocasião, foi apresentado também o site oficial do curso (https://www.cursoparaosbispos.org/), no qual é possível consultar informações desta e das edições passadas.
Oportunidade de reflexão para os Bispos
Esta formação para Bispos, que está sendo realizada no Centro de Estudos do Sumaré, segue o seguinte tema: “Antropologia Integral e a Crise da Cultura Atual: reflexões, consequências e encaminhamentos”
Segundo comunicado divulgado pela Arquidiocese, a missão da iniciativa é “a partir da leitura do contexto histórico vivido pela Igreja e pela sociedade, trazer para o episcopado a oportunidade de reflexão acerca de temas importantes para a condução da Igreja no Brasil”.
Importância de tratar sobre antropologia
A abertura do evento foi feita pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que após saudar os Bispos presentes destacou “a importância de tratar do tema da antropologia nos tempos atuais nos remete à necessidade de um aprofundamento sobre quem é o homem, para, somente então nos debruçarmos sobre as crises que nos cercam em tantos setores da sociedade”.
O Cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a cultura e educação, presidiu uma Santa Missa na manhã desta terça-feira. Em sua homilia, o purpurado tratou sobre a necessidade de que o homem tenha um ponto de centralidade, a partir do qual possa conduzir os eixos dos vários âmbitos da vida. “A Igreja é muito desafiada pelo Papa Francisco a partir claramente do centro que é Cristo”, ressaltou
“E se nós nos tornarmos todos mais cristológicos, com maior capacidade de partir de Jesus em cada dia, a Igreja vai transparecer verdadeiramente como seu Sacramento, como seu sinal, como sua presentificação na história de cada um dos nossos irmãos e na grande história”, concluiu o Cardeal.
Primeira edição do Curso para os Bispos
A primeira edição do Curso para os Bispos ocorreu no ano de 1990. Na época, o tema escolhido foi: “O múnus petrino no final do milênio diante dos problemas da Igreja”. O então Cardeal Ratzinger esteve presente no evento e refletiu sobre a necessidade da unidade em torno do Sacramento da Eucaristia. (EPC)
Deixe seu comentário