Gaudium news > 27º encontro de jornalistas católicos em Lourdes

27º encontro de jornalistas católicos em Lourdes

O evento reunirá aproximadamente 250 jornalistas católicos de mais de 30 países, de 24 a 26 de janeiro.

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

Redação (23/01/2024 09:31, Gaudium Press) A 27ª edição das Jornadas Internacionais de São Francisco de Sales será realizada de quarta-feira (24) a sexta-feira 26 de janeiro, em Lourdes, na França. O evento, destinado a profissionais e observadores da mídia, é organizado pela Federação dos Meios de Comunicação (FMC), em conjunto com o Dicastério para as Comunicações da Santa Sé, a Signis, a Associação Católica Mundial para a Comunicação e a Unione Cattolica della Stampa Italiana.

Depois de ocorrer quatro anos em Thonon e dezessete anos em Annecy, cidade natal de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, as Jornadas terão lugar pela sexta vez no Santuário de Lourdes.

O programa do evento foi apresentado durante uma coletiva de imprensa em Roma, no dia 5 de dezembro, na presença de Roseline Hamel – irmã do Pe. Jacques Hamel, assassinado por um jihadista em sua igreja em Saint-Étinne-du-Rouvray, em 2016 –, do padre Stefano Stimamiglio, presidente da revista italiana Famiglia Cristiana, e de Xavier Le Normand, organizador do evento.

Desde seu lançamento internacional há seis anos, as Jornadas têm atraído aproximadamente 250 jornalistas de toda a Europa, bem como dos Estados Unidos, Canadá, Índia, Filipinas, Vietnã, Quênia, Costa do Marfim e outros países.

“Sob o olhar de Maria e Bernadette”, diz o formulário de inscrição, “os jornalistas refletirão sobre o tema ‘Tempo de Transformações’, no que diz respeito ao papel da mídia diante da opressão, às divisões na Igreja, às expectativas e às diferentes visões do Sínodo em todo o mundo, e à chegada e ao impacto da inteligência artificial”.

As sessões plenárias serão realizadas no Hemiciclo de Lourdes, onde a Assembleia dos Bispos da França se reúne duas vezes por ano. Os workshops ocorrerão nesse local e em outras salas adjacentes. Todas as intervenções serão feitas em dois idiomas: francês e inglês.

Com informações mediascatholiques.fr

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas