Studium Biblicum Franciscanum celebra o seu centenário
O Studium Biblicum Franciscanum – ou “Franciscanum”, como é mais comumente conhecido – é uma instituição acadêmica que pertence à família franciscana com sede em Jerusalém e é parte integrante da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, da qual constitui a Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia.
Redação (18/01/2024 17:51, Gaudium Press) Encerraram-se as celebrações do centenário do Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, ocorridas em Roma nos dias 15 e 16 de janeiro. Contudo, uma exposição especial permanecerá aberta até o dia 27 de janeiro.
O Studium Biblicum Franciscanum é uma instituição acadêmica que pertence à família franciscana com sede em Jerusalém e é parte integrante da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, da qual constitui a Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia. Ademais, é a única universidade católica na Terra Santa que oferece estudos bíblicos regulares de graduação e doutorado, cursos de arqueologia, história e geografia da Terra Santa, além de visitas a locais bíblicos.
O irmão Massimo Fusarelli, superior geral dos franciscanos, em uma entrevista ao Vatican News, reiterou que o Studium Biblicum Franciscanum existe para o povo de Deus. Os estudantes têm a oportunidade de explorar os locais bíblicos e aprender os idiomas locais, preparando-se para, posteriormente, servir ao povo em seus países. Eles retornam com uma experiência única que só pode ser adquirida na Terra Santa. “É por isso que esta universidade é nossa pérola”, destacou o Superior Geral Franciscano.
Compreensão mais profunda das Escrituras
Durante uma conferência realizada na Universidade Antonianum, em 16 de janeiro, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, frisou que os estudantes desta universidade adquirem uma compreensão mais profunda das Sagradas Escrituras por meio do contato direto com a Terra Santa durante seus estudos. Ele enfatizou o “caráter distintivo” da universidade como instituição científica qualificada que permite oferecer uma contribuição adequada.
Conforme salientado na entrevista ao Vatican News pelo Irmão Rosario Pierri, decano do Studium Biblicum Franciscanum, a universidade se baseia em uma tradição de 800 anos de presença franciscana na Terra Santa e em pesquisas históricas e geográficas realizadas ao longo dos séculos. “Essa é a experiência que transmitimos aos nossos alunos e que eles compartilham em seus países”, acrescentou o Frei Pierri.
O dom dos estudos
O padre Wojciech Węgrzyniak, Ph.D., professor da Universidade Papa João Paulo II, em Cracóvia, e graduado pela Universidade Bíblica Franciscana, sublinhou como a oportunidade de estudar em Jerusalém lhe permitiu aprender sobre a Palavra de Deus, onde ela se fez carne.
“Graças aos professores e arqueólogos que, no decorrer de seu trabalho, descobriram grande parte da Terra Santa, pude tocar esses lugares que nos remetem aos tempos bíblicos. Foi algo único”, afirmou. Ele também compartilha sua experiência: “Vi professores subindo a Via Sacra ou rezando no Gólgota, participando da liturgia. Eles são um exemplo de como viver o que ensinam”, disse ele.
Na Terra Santa, além do Estudo Bíblico Franciscano, a atividade de estudos bíblicos é realizada pelo Centro Dominicano École Biblique et Archéologique Française, que tem o direito de conferir doutorado em estudos bíblicos, e pelo ramo jesuíta do Pontifício Instituto Bíblico em Roma.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário