Papa recebe delegação do Partido Comunista do Vietnã
Este encontro representa um sinal de fortalecimento das relações com a Santa Sé e também de uma possível futura visita do Papa ao Vietnã.
Redação (18/01/2024 12:11, Gaudium Press) A audiência entre o Papa Francisco e uma delegação de representantes do Partido Comunista do Vietnã aconteceu na Residência Apostólica Vaticana. Em seguida, o grupo se dirigiu à Secretaria de Estado para conversar com o cardeal secretário de Estado Pietro Parolin e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.
Dom Gallagher informou os detalhes deste encontro numa coletiva, na qual foram apresentadas as iniciativas para a comemoração do 200º aniversário de falecimento do Cardeal Ettore Consalvi.
Dom Ercole Consalvi foi um cardeal italiano e diplomata dos Estados Pontifícios que viveu na primeira metade do século 19. Ele negociou a Concordata de 1801 com Napoleão Bonaparte e participou do Congresso de Viena em 1814 como chefe da diplomacia dos Estados Pontifícios.
Inicialmente, o arcebispo avaliou positivamente o encontro desta quinta-feira, manifestando a esperança de que a comunidade católica possa se beneficiar, pois representa um passo a mais nas relações bilaterais.
Dom Gallagher também anunciou que visitará o Vietnã “em abril” e que o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, irá ao país este ano. “Faremos as coisas gradualmente”, explicou o prelado, dizendo que também está otimista – em resposta a uma pergunta – sobre a possibilidade de uma futura visita do Papa Francisco: “Sim, acho que haverá. Mas há alguns passos a serem dados antes que isso seja apropriado. Acredito que o Papa tenha o desejo de ir. Certamente, a comunidade católica deseja muito o Papa vá, e também seria uma mensagem muito importante para a região”, explicou Gallagher. O Vietnã, acrescentou ele, é de fato um “país importante”, “uma espécie de milagre econômico em muitos aspectos”.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário