Animais são abençoados no Vaticano durante a Festa de Santo Antão Abade
Esta foi a 17ª edição deste tradicional evento que reúne fazendeiros italianos em Roma.
Cidade do Vaticano (17/01/2024 14:25, Gaudium Press) Seguindo a tradição estabelecida por ocasião da festividade de Santo Antão Abade, padroeiro dos animais, nesta quarta-feira, 17, o Vaticano acolheu uma pequena fazenda provisória com animais pertencentes a pecuaristas de regiões rurais da Itália.
Missão e bênção do Cardeal Mauro Gambetti
A Praça Pio XII, localizada em frente à Praça de São Pedro recebeu diversas espécies de animais, dentre os quais estavam coelhos, galinhas, cavalos, burros, vacas, ovelhas e cabras. Todas estas espécies pertencem a fazendeiros da Associação de Criadores Italianos, que as levaram para participar deste evento que já está em sua 17ª edição.
O Cardeal Mauro Gambetti, Vigário Geral do Papa Francisco para a Cidade do Vaticano, presidiu uma Santa Missa na Basílica de São Pedro e em seguida abençoou os animais levados pelos fazendeiros e alguns bichos de estimação de habitantes de Roma que também se fizeram presentes.
Santo Antão Abade: padroeiro dos animais
Santo Antão Abade é conhecido como padroeiro dos animais por conta de duas histórias. Na primeira, se diz que após a morte de Paulo, o eremita, Santo Antão não tinha ninguém para ajudá-lo a enterrar o corpo do religioso. Após rezar a Deus, dois leões, acompanhados por outros animais, o ajudaram a cavar um buraco no qual seriam colocados os restos mortais de São Paulo.
Já a segunda história narra que uma vez Santo Antão encontrou próximo ao seu eremitério um javali cujos filhos nasceram cegos. O Santo curou os animais que nunca mais saíram do seu lado. Por este motivo, a iconografia católica muitas vezes o representa ao lado de um javali. (EPC)
Deixe seu comentário