Gaudium news > Vietnã: 20.000 pessoas participam da missa de abertura da beatificação do bispo missionário francês

Vietnã: 20.000 pessoas participam da missa de abertura da beatificação do bispo missionário francês

A Igreja Católica no Vietnã deve muito das suas conquistas atuais às contribuições do Bispo Lambert.

Lambert

Redação (16/01/2024 11:10, Gaudium Press) No último sábado, 13 de janeiro, na Diocese de Phan Thiet, localizada no sul do Vietnã, foi celebrada uma missa solene que reuniu quase 20 mil pessoas, marcando o início oficial da fase diocesana da causa de beatificação de Dom Pierre Lambert de la Motte (1624-1679), cofundador das Missões Estrangeiras de Paris (MEP), missionário francês do século 17 e primeiro bispo de Dang Trong.

Em 29 de outubro, uma celebração semelhante foi realizada na Catedral de Hanói, para abrir oficialmente a causa de beatificação de Monsenhor François Pallu (1626-1684), também cofundador da MEP e um dos dois primeiros vigários apostólicos do Vietnã. A abertura oficial da causa de beatificação dos dois missionários franceses, considerados parte dos fundadores da Igreja do Vietnã, atende a um desejo há muito manifestado pelos bispos do país.

Os prelados vietnamitas esperam que estes dois missionários franceses sejam beatificados. Há algumas semanas em entrevista ao jornal Mondo e Missione, o Padre Vincent Sénéchal, superior geral da MEP, declarou: “Impressiona-me o quanto cultivam a memória das raízes da sua própria Igreja. Considero isso corajoso. Eles são capazes de ir além das críticas daqueles que dizem que o cristianismo na Ásia é a religião dos estrangeiros. Eles dizem: estes são os nossos bispos, esta é a Igreja”.

Em 13 de janeiro, em sua homilia, Dom Linh, arcebispo de Hue, lembrou que Pierre Lambert de la Motte, o primeiro vigário apostólico da Cochinchina (cujo vicariato incluía o Vietnã do Sul, Camboja, Tailândia e parte da China), estabeleceu bases sólidas. “A Igreja Católica no Vietnã não poderia manter o que tem hoje sem as contribuições de Lambert”, acrescentou. Atualmente, a Igreja local abrange 27 dioceses com mais de 50 bispos, 4.000 padres e 10.000 Amantes da Cruz.

Dom Lambert de la Motte residiu em Sião (atual Tailândia), onde fundou, com o apoio do rei local, a Igreja de São José em Ayutthaya e seu respectivo seminário, que se tornou um ponto de referência para missionários de diversos países asiáticos. Durante uma viagem entre setembro de 1675 e junho de 1676, tendo entrado secretamente no Vietnã, devido às perseguições da Igreja naquela época, ele ordenou os primeiros sacerdotes nativos do país. Ele também fundou a primeira congregação feminina na Ásia, as Amantes da Cruz.

Entre os celebrantes presentes no último sábado estavam Dom Joseph Chusak Sirisut, presidente da Conferência Episcopal da Tailândia, bem como Dom Jean-Baptiste Jung Shin-chul, bispo de Incheon, na Coreia do Sul, o Pe. Étienne Frécon, vigário-geral do MEP, e 15 bispos locais.

Com informações Eglises d’Asie.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas