Gaudium news > Hong Kong ganha primeira Universidade Católica aprovada pelo governo

Hong Kong ganha primeira Universidade Católica aprovada pelo governo

A concessão deste título universitário é um marco para o instituto católico, que passará a ser chamado de Universidade São Francisco.

Governo de Hong Kong aprova primeira Universidade Catolica

Foto: Divulgação/Caritas Hong Kong.

Hong Kong – China (15/01/2024 10:05, Gaudium Press) O ‘Instituto Caritas de Ensino Superior’, administrado pela Igreja Católica, tornou-se a primeira universidade católica reconhecida pelo governo em Hong Kong e o quarto estabelecimento de ensino pós-secundário autofinanciado a receber um título universitário.

Um marco para a Igreja Católica em Hong Kong

“A concessão de um título universitário é um marco para o instituto católico e também um testemunho do compromisso do governo em proporcionar aos jovens de Hong Kong percursos de estudo de qualidade, flexíveis e diversificados”, afirmou Christine Choi Yuk-lin, secretária da Educação. O instituto será renomeado como Universidade São Francisco.

Segundo o presidente da universidade, Kim Mak Kin-wah, “esta aprovação abrirá mais oportunidades para uma aprendizagem de qualidade no ensino superior e dará reconhecimento aos jovens que desejam desenvolver sua profissão. A universidade continuará a oferecer nosso currículo diferenciado”.

História da universidade católica de Hong Kong

Apesar de ter começado no ano de 1985 como ‘Caritas Francis Hsu College’, a universidade só foi aprovada como faculdade pós-secundária em 2001. Após receber o credenciamento para oferecer cursos de graduação, passou a se chamar ‘Instituto Caritas de Ensino Superior’, tendo lançado seu primeiro programa de pós-graduação em 2021.

A proposta de criação de uma universidade católica foi promovida pelo Bispo de Hong Kong, Cardeal Stephen Chow, na época em que ele era superior local dos Jesuítas. Ao se tornar Bispo, ele reviveu o projeto sugerindo que o instituto fosse transformado em universidade. Atualmente, a instituição possui cerca de 2.500 alunos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas