Iraque: Igreja restaurada após ataque jihadista há 10 anos
A Igreja Dominicana de Nossa Senhora da Hora em Mossul, Iraque, foi completamente restaurada.
Redação (12/01/2024 09:33, Gaudium Press) Em suas redes sociais, o Pe. Olivier Poquillon, diretor da Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, compartilhou algumas imagens da igreja dominicana de Nossa Senhora da Hora, localizada em Mossul, no Iraque, reconstruída com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
No dia primeiro de janeiro, por ocasião da Solenidade de Maria Mãe de Deus, os dominicanos celebraram nesta igreja – pela primeira vez desde a sua destruição – uma missa pela paz. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Gerard Francisco Timoner, Superior Geral da Ordem Dominicana.
A Igreja de Nossa Senhora da Hora, cujo nome oficial em árabe é al-Saa’a, foi estabelecida em 1873 como o centro da presença dominicana no Iraque.
Além de seu papel religioso, foi um notável centro cultural e educacional, abrigando a primeira escola para meninas e a primeira gráfica do país.
A igreja está localizada na cidade velha de Mossul, um bairro histórico caracterizado por fortes relações entre diversas culturas e que foi alvo de invasão e ocupação pela organização terrorista Estado Islâmico no verão de 2014. A igreja e grande parte do centro histórico de Mossul sofreram danos significativos durante os confrontos entre os jihadistas e o exército iraquiano.
Os jihadistas utilizaram a igreja como depósito de armas e local de tortura, além de terem saqueado artefatos arqueológicos, incluindo um icônico relógio oferecido pela esposa de Napoleão III aos padres dominicanos da cidade.
Em abril de 2020, a UNESCO empreendeu os trabalhos de restauração na igreja e na Cidade Velha de Mossul, que contou com a participação dos dominicanos.
Com informações Aciprensa
Deixe seu comentário