Missa da meia-noite em Belém de Judá: Patriarca pede o fim da guerra
“Jesus nasceu, aleluia”, mesmo nas trevas “somos filhos da Luz. Jesus está conosco. Ele é a nossa alegria. Por isso não temos medo! Nunca temos medo!”
Redação (27/12/2023 10:20, Gaudium Press) O Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, presidiu a missa de Natal da meia-noite na Igreja de Santa Catarina, em Belém. Na homilia, ele abordou as consequências da guerra entre Israel e o Hamas para os habitantes de Gaza e compartilhou a notícia de que, na véspera de Natal, a Igreja local conseguiu fornecer suprimentos aos refugiados na paróquia da Sagrada Família, em Gaza.
As palavras dirigidas pelo Patriarca diretamente aos cristãos de Gaza foram recebidas com calorosos aplausos dos fiéis presentes. Ele expressou sua solidariedade e apoio inabalável à comunidade:
“Eu costumava passar alguns dias com vocês todos os anos, antes do Natal. Só Deus sabe o quanto tentamos estar lá este ano. Estamos prontos para fazer tudo o que pudermos por vocês. Todas as nossas vidas estão a seu serviço. Vocês não estão sozinhos. Nunca iremos abandoná-los. Vocês estão experimentando medo, morte e tragédia, mas vocês, neste momento, são uma luz, por causa de sua presença corajosa lá. De Belém, nós abraçamos vocês. Que vocês possam sentir, tanto quanto possível, o calor de nossa proximidade e carinho”.
O Patriarca explicou que foi graças à colaboração com a Jordânia que a Igreja de Jerusalém conseguiu entregar mantimentos à paróquia latina de Gaza antes do Natal.
O Cardeal também fez um apelo veemente por uma solução definitiva para Gaza além do cessar-fogo: “Não basta falar em cessar-fogo. Não queremos um cessar-fogo, queremos o fim das hostilidades. Temos de acabar com esta insensatez”.
Dom Pizzaballa convidou todos os presentes a intensificar as ações que promovam fraternidade, paz e reconciliação, enfatizando a importância do compromisso responsável com estas causas: “Deve-se deixar espaço, não o ocupar; deve-se encontrar um lugar para os outros e não o negar a eles”.
Após a homilia, o cardeal entoou uma canção em árabe chamada “Jesus nasceu, aleluia”, convidando a assembleia a se juntar a ele, “pois mesmo nas trevas somos filhos da Luz. Jesus está conosco. Ele é a nossa alegria. Por isso não temos medo! Nunca temos medo!”
No final da missa, o Patriarca foi em procissão até a Gruta da Natividade, carregando a imagem do Menino Jesus, que foi descoberta pelos frades franciscanos da Custódia da Terra Santa. O cardeal a colocou sobre a estrela de prata que marca o local do nascimento de Jesus.
Com informações CNA.
Deixe seu comentário